Domingo, 09 de novembro de 2025

Mais da metade dos advogados do Rio Grande do Sul atua no interior do Estado

Dados do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) revelam que 58,71% dos advogados do Rio Grande do Sul estão inscritos no interior do Estado e 41,28% atuam em Porto Alegre.

O levantamento foi feito para o Plano Nacional de Interiorização da Advocacia, projeto da OAB que busca efetivar políticas voltadas à advocacia nas cidades mais distantes das capitais, promovendo inaugurações de salas coworking, revitalização de subseções, cursos, treinamentos e visitas institucionais, com foco em fornecer mais estrutura para o atendimento aos cidadãos das pequenas localidades.

De acordo com a OAB, 50,4% dos advogados do Brasil estão no interior dos Estados, enquanto 49,6% concentram-se nas capitais. Ao todo, o País tem 1,3 milhão de profissionais registrados. Entre os Estados com maior número de advogados inscritos no interior, estão Santa Catarina (75,38%), Minas Gerais (65,86%), Rio de Janeiro (60,06%), Rio Grande do Sul (58,71%), Paraná (58,63%) e São Paulo (57%).

A Região Norte tem as unidades da Federação com a maior concentração de advogados inscritos nas capitais: Roraima (98,71% em Boa Vista), Acre (89,7% em Rio Branco) e Amapá (89,47% em Macapá).

“Interiorizar a advocacia é levar dignidade ao profissional do interior. É fazer valer a premissa de que não há advogados de primeira e de segunda classes no Brasil. Vamos desencastelar o Conselho Federal da OAB e levá-lo a cada canto do País onde houver um advogado ou uma advogada atuando”, afirmou o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Mercado financeiro reduz pela 17ª semana seguida a estimativa para a inflação neste ano no Brasil
Rishi Sunak é o novo primeiro-ministro do Reino Unido
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play