Sábado, 18 de outubro de 2025

Mais de 20% das ligações recebidas pelo Samu de Porto Alegre em novembro foram feitas por engano

As ligações por engano ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Porto Alegre totalizaram 21,19% dos chamados realizados em novembro. Das 19.094 solicitações, 4.046 foram feitas por engano, segundo motivo mais comum dos contatos telefônicos.

Mesmo sendo alto, o número diminuiu na comparação com outubro, quando foram realizados 4.330 contatos desse tipo. No primeiro semestre deste ano, os enganos representaram 20,84% das chamadas para o telefone 192.

Entre os telefonema recebidos pelo Samu em novembro, apenas 38,77% viraram atendimentos, chegando a 7.403. Os outros 61,23% dividiram-se em ligações por engano (21,19%), pedidos de informações fora do contexto de urgência e emergência em saúde (17,35%), ligações interrompidas (9,02%), trotes (6,83%), chamadas repetidas (4,16%) – quando mais de uma pessoa liga para o mesmo fato –  e fora da área de abrangência do Samu (2,31%).

Ao entrar em contato com o serviço, é importante ter em mente que o Samu atende situações de risco de vida. “Em muitos casos, as pessoas ligam para o 192, mas na verdade querem falar com outros serviços de emergência, como Bombeiros ou Brigada Militar”, explicou a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente, Dinorá Cenci.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Termo de cooperação dá início à maior rodada de conciliação de precatórios da história do Rio Grande do Sul
Organização Mundial da Saúde diz que a variante ômicron do coronavírus é “muito transmissível”
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play