Quinta-feira, 02 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 4 de novembro de 2021
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Porto Alegre registrou 22,56% de ligações por engano em outubro. Das 19.190 solicitações, 4.330 foram por engano, segundo motivo mais comum dos contatos telefônicos.
O número aumentou na comparação com setembro, quando foram realizados 4.126 contatos desse tipo. No primeiro semestre deste ano, os enganos representaram 20,84% dos chamados.
Das solicitações feitas em outubro ao Samu, apenas 40,33% viraram atendimentos, chegando a 7.739. As outras 59,67% dividiram-se em ligações por engano (22,56%), pedidos de informações fora do contexto de urgência e emergência em saúde (15,77%), ligações interrompidas (8,55%), trotes (6,33%), chamadas repetidas – quando mais de uma pessoa liga para o mesmo fato – (3,53%) e fora da área de abrangência do Samu (2,65%).
Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Dinorá Cenci, em muitos casos as pessoas ligam para o 192, mas na verdade querem falar com outros serviços de emergência, como Bombeiros ou Brigada Militar.
Ao entrar em contato com o serviço, é importante ter em mente que o Samu atende situações de risco de morte. Para outras informações não relacionadas ao tema, o 192 não deve ser acionado, pois isso pode prejudicar o atendimento de quem precisa.