Domingo, 26 de outubro de 2025

Mais de 4 milhões de metros de cabos de telecomunicações foram furtados no Brasil em 2021

Mais de 4,1 milhões de metros de cabos de telecomunicações foram furtados no ano passado no Brasil. São pedaços de redes de serviços diversos, como telefonia fixa e celular, TV a cabo e tráfego de dados na internet.

O total subtraído em 2021 teve queda de 11% em relação a 2020, quando foram furtados 4,6 milhões de metros de ligações. Esse foi o terceiro ano consecutivo em que o furto desses cabos superou 4 milhões de metros. O Estado de São Paulo registrou o maior número, com mais de 1 milhão de metros.

Segundo o levantamento da Conexis – associação representativa das empresas do setor de telecomunicações e de conectividade –, furtos dessa infraestrutura prejudicaram mais de 6 milhões de pessoas no ano passado, com interrupções parciais de serviços.

“Um cabo desses pode afetar uma rua, um bairro, um município, dependendo do que é furtado, se é de fibra ótica ou um backhaul [tipo de infraestrutura de redes pela qual trafega grande quantidade de dados]. Tudo isso afeta, sempre com prejuízo”, disse o presidente-executivo da Conexis, Marcos Ferrari.

Combate

A Conexis defende que o combate a esse crime passe por uma fiscalização maior das forças de segurança e investigação. Segundo Ferrari, a entidade vem se reunindo com secretarias de Segurança de Estados para fortalecer as ações e com o Ministério da Justiça para buscar uma atuação coordenada.

“Nos principais Estados nos quais atuamos de maneira a cobrar as autoridades, São Paulo e Rio de Janeiro, houve queda de roubos. Porém, o crime tem se espalhado para outros Estados como Bahia, Paraná, Santa Catarina e Ceará. Por isso, a importância de uma ação coordenada”, disse o executivo.

A Conexis quer a ampliação das penas para pessoas que cometem esse tipo de crime. Tramitam no Congresso dois projetos de lei nesse sentido. Outra medida recomendada pela associação é punir empresas que compram cabos furtados ou roubados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Receita Federal prorroga o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda
Anvisa aprova o registro definitivo da vacina da Janssen contra o coronavírus
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play