Sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Mais de cem autores participam da programação infantil e juvenil da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre

A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre segue encantando leitores de todas as idades, e o público infantil e juvenil ganha destaque com uma programação repleta de atividades lúdicas e educativas. Entre contação de histórias, oficinas, encontros com autores e mostras de arte, a Praça da Alfândega se transforma em um grande espaço de descobertas e imaginação.

Nesta edição, o ciclo “Autor no Palco” promove o diálogo direto entre escritores e o público infantojuvenil, abordando literatura, processos criativos e temas contemporâneos. No total, são 102 autores entre gaúchos ou residentes no RS e de outros estados. As atividades são distribuídas entre diferentes faixas etárias e espaços da Feira, com encontros voltados a alunos do Ensino Fundamental no Teatro Petrobras Carlos Urbim, a estudantes do Ensino Médio no Espaço Jovem Banrisul e a crianças da Educação Infantil no Mercado de Histórias Sulgás.

Além disso, a programação também contou com autores convidados para o GibiTri, evento de quadrinhos promovido em parceria com a Associação de Quadrinistas do RS (Aquarios), para o 8º Encontro de Influenciadores Literários e Leitores e para atividades com professores, bibliotecários e mediadores de leitura.

A coordenadora da programação infantil e juvenil da Feira, Sônia Zanchetta, destaca a importância de manter um espaço dedicado ao público infantojuvenil. “Quase a totalidade das turmas agendadas é formada por alunos de escolas públicas, e muitos deles não teriam a oportunidade de ter contato direto com autores se não fosse a Feira. Para muitas famílias de baixo poder aquisitivo de Porto Alegre e de municípios da Região Metropolitana, a Feira é o único momento em que assistem a espetáculos de teatro e adquirem livros”, afirma.

O agendamento escolar para participação nas atividades começa três meses antes do evento, a fim de que os professores tenham tempo de obter os livros dos autores que seus alunos encontrarão e promover a leitura prévia. Na edição de 2024, a Feira recebeu 17 mil estudantes.

Outra atividade tradicional é o Traçando Histórias, que chega à sua 14ª edição. A mostra bienal, dedicada à Ilustração de literatura infantil e juvenil, tem curadoria de Peter O’Sagae e reúne 35 artistas de diferentes regiões do país, compondo um panorama diverso e atual da produção editorial voltada a crianças e jovens. A exposição pode ser conferida no 3º andar do Clube do Comércio.

Mercado de Histórias

A contação de histórias é uma das atividades preferidas das crianças da primeira infância, até os sete anos, na tenda do Mercado de Histórias Sulgás. O espaço, que existe desde 2005, convida o público a mergulhar em narrativas que despertam a imaginação e o prazer pela leitura desde cedo. Por meio da oralidade, da música e de elementos sensoriais, os cinco contadores de histórias transportam as crianças para universos mágicos, povoados por personagens, ensinamentos e descobertas.

Mais do que entreter, a atividade cria vínculos afetivos com o livro e desperta o desejo de conhecer novas histórias. A responsável pelo Mercado de Histórias Sulgás, Bárbara Catarina, vê a contação de histórias como um primeiro passo na formação de futuros leitores. “A contação tem um papel essencial: ajudamos as crianças a desenvolver seu primeiro paladar literário, apresentando literatura de qualidade, poesia, trava-línguas, parlendas e muito mais. Aqui na Feira, muitas têm o primeiro contato com os livros e com o encantamento das histórias. Por isso, este espaço é sempre tão querido e acolhido por todas”, destaca. O Mercado de Histórias Sulgás selecionou 50 títulos – entre contações, poesias, parlendas e adivinhas – que serão apresentados ao público durante todo o período da Feira.

Durante a semana, as contações ocorrem das 10h às 15h para escolas da Educação Infantil, com agendamento prévio. A partir das 16h, e nos fins de semana, as atividades são para público espontâneo. Nos sábados e domingos, estendem-se até às 17h.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Feira do Livro

Mais de 140 mil livros vendidos nos primeiros 12 dias de Feira do Livro
Alexandre Barufaldi lança obra sobre sociedades de advogados
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play