Sábado, 17 de janeiro de 2026

Mais um navio encalha no Canal de Itapuã, em Viamão

Mais um navio encalhou no Canal de Itapuã, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, devido ao baixo nível das águas do Guaíba. Desta vez, trata-se do graneleiro Eva Shangai, que navega sob a bandeira do Panamá.

A embarcação está parada desde quinta-feira (7), de acordo com a plataforma Marine Traffic, que fornece informações em tempo real sobre o tráfego marítimo em todo o mundo.

O Eva Shangai tem 199,9 metros de comprimento e 32,26 metros de largura. O navio partiu de Rio Grande, no Litoral Sul gaúcho, rumo a Porto Alegre.

Na semana passada, o navio graneleiro Mount Taranaki, que navega sob a bandeira de Hong Kong, também encalhou na região. A embarcação foi rebocada e já deixou o local.

O baixo nível das águas do Guaíba resulta do assoreamento causado pelos eventos climáticos que atingiram o Estado e provocaram o acúmulo de sedimentos.

A dragagem do Guaíba foi uma das questões abordadas no Fórum Oportunidades da Economia Segundo o Plano Rio Grande, promovido pela Rede Pampa na quinta, em Porto Alegre. A secretária estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, afirmou que estão sendo realizados os trabalhos de batimetria para que a dragagem seja providenciada.

Também no evento, o presidente da Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), Claudio Bier, sugeriu a manutenção dos canais de navegação para a iniciativa privada.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Impulsionada pela alta da energia elétrica, inflação oficial do Brasil aumenta para 0,56% em outubro
Avenida Sertório, em Porto Alegre, tem alteração no trânsito a partir desta segunda-feira
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play