Terça-feira, 07 de outubro de 2025

Marco Rubio: quem é o secretário de Trump que negociará o tarifaço com o Brasil

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, foi escolhido pelo presidente Donald Trump para comandar as negociações sobre o tarifaço contra o Brasil. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (6). Caberá a Rubio coordenar as conversas com a equipe do governo brasileiro nas próximas semanas, com foco principal nas tarifas impostas sobre produtos brasileiros importados pelos EUA.

Trump e Luiz Inácio Lula da Silva conversaram por telefone na manhã dessa segunda. O diálogo, que durou cerca de 30 minutos, teve foco em questões econômicas – especialmente nas tarifas de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos. Segundo o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), Lula pediu que Trump revogasse a sobretaxa de 40% imposta a produtos brasileiros, além de outras medidas restritivas aplicadas contra membros do governo brasileiro.

Na prática, se o pedido for aceito, os produtos brasileiros continuariam sendo taxados em 10%, percentual compatível com as tarifas aplicadas pelos Estados Unidos a outros países. O vice-presidente Geraldo Alckmin irá coordenar os trabalhos por parte do governo brasileiro, ao lado do chanceler Mauro Vieira e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O governo brasileiro informou ainda que Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar sequência às negociações sobre o tarifaço. Rubio é o responsável por chefiar a diplomacia dos EUA, em cargo equivalente ao de ministro das Relações Exteriores no Brasil. De origem cubana, Rubio tem histórico de forte interesse pela política da América Latina, com posições alinhadas a grupos conservadores.

Em 2015 e 2016, quando foi um dos rivais derrotados por Trump nas primárias republicanas, ele recebeu do então candidato o apelido jocoso de Little Marco (“Marquinhos”) e era alvo de piadas por sua aparência. Anos depois, Rubio se aliou a Trump e, hoje, ocupa um dos cargos mais poderosos do governo americano.

O atual secretário de Estado também mantém relações com a família do ex-presidente Jair Bolsonaro. A aproximação começou em 2018 e, recentemente, Rubio usou as redes sociais para criticar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O deputado federal Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara, disse que a escolha de Rubio para negociar o tarifaço foi uma jogada de “craque” de Trump, já que o secretário de Estado é “mais ideológico” do que o próprio presidente americano. A nomeação de Rubio sinaliza a intenção dos Estados Unidos de conduzir as negociações com uma postura firme e alinhada a grupos conservadores, o que pode influenciar diretamente o andamento das conversas entre os dois países.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Ligação entre Lula e Trump: Wall Street teme viés político com Marco Rubio na liderança de negociações
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play