Sexta-feira, 17 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 16 de outubro de 2025
O ex-coronel da Brigada Militar (BM) Mario Ikeda foi anunciado nessa quinta-feira (16) como titular da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul. Até então adjunto da pasta, ele entra na vaga aberta por Sandro Caron, que atuará na iniciativa privada. Já o cargo de adjunto passa a ter como ocupante a delegada Adriana Regina da Costa.
Ela exercia a função de subchefe da Polícia Civil. Ambos assumirão efetivamente as suas novas funções na próxima segunda-feira (20), conforme detalhado pelo governador Eduardo Leite ao fazer o anúncio, no Palácio Piratini. O chefe do Executivo ressaltou:
“O desafio do coronel Ikeda será dar continuidade e aprofundar ainda os resultados obtidos pelo Rio Grande do Sul no combate à criminaliade. Ele tem uma trajetória marcada por competência, espírito público e comprometimento com a segurança dos gaúchos. Tenho plena confiança de que, ao lado da delegada Adriana, dará sequência a esse trabalho com a mesma seriedade e foco em resultados. A segurança continuará sendo prioridade do nosso governo, porque ela é essencial para garantir qualidade de vida às pessoas e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento”.
Ikeda
Mario Yukio Ikeda ingressou na Brigada Militar em 1985 e passou por diversas unidades da corporação. Participou da Força Nacional de Segurança Pública que atuou nos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos, no Rio de Janeiro, e integrou a Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos durante a Copa das Confederações, em 2013.
Foi gerente de Operações do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) do Estado durante a Copa do Mundo de 2014, além de ter comandado o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e o Comando de Policiamento da Capital (CPC).
Também exerceu os cargos de subcomandante-geral e, posteriormente, de comandante-geral da Brigada Militar, entre 2018 e 2019. Foi também secretário de Segurança de Porto Alegre entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2023, quando assumiu como secretário-adjunto da SSP estadual, função que agora deixa para ocupar o comando da pasta.
Adriana
Adriana Regina da Costa, natural de Porto Alegre, ingressou na Polícia Civil como delegada em 1999. Atuou no Centro de Operações de Cruz Alta (Norte gaúcho) e no Posto Policial da Mulher, antes de assumir a titularidade de delegacias em Canoas (Região Metropolitana) e Porto Alegre, onde liderou unidades voltadas à proteção do idoso e ao atendimento à mulher.
Entre 2007 e 2012, comandou a 2ª Delegacia de Polícia da Capital, reconhecida em 2010 como a segunda melhor do Brasil em qualidade de serviços. Logo depois assumiu a 1ª Delegacia Regional Metropolitana e, meses depois, o Departamento Estadual de Proteção à Criança e ao Adolescente (Deca).
Em 2019, foi nomeada diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, função que exerceu até ser designada para a subchefia da Polícia Civil. Em junho deste ano, assumiu o cargo de subchefe da Polícia Civil, tornando-se a primeira mulher a ocupar o posto.
Caron
Leite também elogiou o trabalho realizado por Caron, cuja gestão foi marcada por resultados positivos na redução dos índices de criminalidade:
“Quero expressar meu profundo agradecimento ao Sandro Caron, que liderou com dedicação, competência e resultados concretos a política de segurança pública do nosso governo. Ele deixa um legado relevante e reconhecido, consolidando uma estrutura mais moderna, integrada e eficaz no combate ao crime”.
Ele prosseguiu: “Ao longo do último ciclo de governo, o Rio Grande do Sul alcançou resultados recordes na redução da criminalidade, impulsionados pelas estratégias do programa “RS Seguro” e pelos investimentos históricos nas forças de segurança e no sistema penal. Os últimos dois anos foram, consecutivamente, os mais seguros desde que se têm registros padronizados de ocorrências criminais”.
(Marcello Campos)