Quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Mauro Vieira diz que pediu reversão do tarifaço em conversa com Marco Rubio

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quinta-feira (16) que teve uma “conversa muito produtiva” com secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. O tarifaço de 50% dos Estados Unidos a produtos brasileiros foi um dos principais temas, segundo o ministro.

Os dois estiveram juntos mais cedo, por cerca de 1h15, na Casa Branca. Na maior parte da conversa, assessores estiveram presentes. Mas, durante 20 minutos, Vieira e Rubio estiveram a sós.

A reunião entre Rubio e Vieira ocorre na semana seguinte ao telefonema entre o presidente Lula e o presidente Donald Trump. O encontro desta quinta é visto como mais uma etapa na distensão da relação entre os dois governos.

Segundo Vieira, “prevaleceu uma atitude construtiva” na reunião, marcada por um tom de cooperação e respeito mútuo.

“Mantive uma ótima reunião aqui com o secretário de Estado, Marco Rubio. Essa reunião começou com um encontro bilateral a sós, que durou cerca de 20 minutos — reservado e muito produtivo —, seguido de uma reunião mais ampla, da qual participaram integrantes da equipe do representante comercial da Casa Branca, do Departamento de Estado e da Embaixada do Brasil”, relatou Vieira à imprensa, já de volta à embaixada brasileira em Washington.

O ministro disse ainda que “durante todo o encontro, prevaleceu uma atitude construtiva, voltada aos pontos da retomada das negociações entre os dois países, em sintonia e com boa química, o que foi decidido, sobretudo, no telefonema recente entre os presidentes Lula e Trump”, afirmou o ministro.

Vieira disse ainda que a conversa com Rubio marca o início de “um processo auspicioso” para reversão do tarifaço.

“Isso foi um princípio auspicioso de um processo negociador no qual trabalharemos para normalizar e abrir novos caminhos para as relações bilaterais. Reiterei a posição brasileira, transmitida diretamente pelo presidente Lula ao presidente Trump na semana passada, sobre a necessidade de reversão das medidas adotadas pelo governo norte-americano desde julho”, relatou o chanceler brasileiro.

O encontro ocorreu em meio às tratativas para uma reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump.

Vieira afirmou que o encontro deve ocorrer “proximamente”, mas sem data nem local definidos.

Questionado se eles podem se encontrar na próxima semana na Malásia, onde haverá a reunião da Associação de Nações do Sudeste Asiático, Vieira pontuou que “até pode ser”, mas que dependeria de coincidência de datas.

“Há um interesse de ambas as partes de que os presidentes se encontrem muito em breve”, comentou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux se desentendem durante intervalo de sessão do Supremo
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play