Sábado, 22 de junho de 2024

Média móvel de casos de covid no Brasil tem maior queda desde abril

O Brasil registrou neste domingo (24) mais 42 mortes pela covid nas últimas 24 horas, totalizando 677.021 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel nos últimos 7 dias é de 230. A variação em relação a duas semanas é de -6%, indicando tendência de estabilidade. Já a média móvel de casos, acima dos 41 mil por dia, registrou sua maior queda desde abril.

O País também registrou 10.312 novos diagnósticos em 24 horas, completando 33.589.053 casos conhecidos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 41.753. A variação é de -28% em relação a duas semanas atrás. É a maior queda percentual nesse comparativo registrada em quase 3 meses, desde o dia 27 de abril. Em seu pior momento, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31 de janeiro deste ano..

A média móvel de 7 dias faz uma média entre o número do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda dos casos ou das mortes.

O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o ruído” causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Estados

Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná não registraram novas mortes pela doença no período de 24 horas. Já o Distrito Federal e os Estados de Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins não divulgaram atualização de casos e mortes.

— Subindo: Amazonas, Bahia, Pará, Paraíba, Rondônia e Sergipe.

— Estabilidade: Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí e São Paulo.

— Queda: Acre, Amapá, Ceará, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

— Não divulgaram: Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Tocantins e Distrito Federal.

Vacinação

Com o avanço da vacinação, diversos Estados vêm deixando de divulgar dados sobre a aplicação de vacinas nos finais de semana e feriados, tornando os dados imprecisos.

Por esse motivo, o consórcio de veículos de imprensa passa a divulgar, nestes dias, apenas casos e mortes provocados pela covid. Os números represados virão nos dias seguintes, geralmente, nas segundas e terças-feiras.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Demonizar antidepressivos pode levar a uma piora na atenção à saúde mental
Homem preso por ameaças a ministros do Supremo diz que está isolado em cela por segurança
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play