Sábado, 20 de dezembro de 2025

Mensagens por celular ressaltam a importância de se manter em dia a vacinação da criançada

Com a intensificação das viagens para diversas famílias nesta época do ano, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre reitera a importância da atualização do calendário vacinal em todas as faixas etárias, antes de qualquer deslocamento dentro ou fora do Estado. Isso também motivou o governo federal a enviar mensagens à população, por celular (telefonema e mensagens por SMS ou whatsapp), sobre a imunização de bebês e crianças.

Trata-se do programa “Serviço na Ponta”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde para estimular as famílias a manterem em dia o cronograma de aplicação das doses contra as diferentes doenças. Isso vale sobretudo para casos em que há atraso no esquema de imunização, problema que reduz a eficácia do procedimento.

A chefe da Equipe de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, Renata Capponi, corrobora a relevância de se manter a cobertura vacinal: “As vacinas precisam de um tempo mínimo para proteger o organismo, então deixar o calendário atualizado antes de viajar é a melhor recomendação”.

Ela também salienta que, em caso de dúvida, a orientação é procurar um posto de saúde para fazer a verificação. O serviço é gratuito e pode ser acessado em dezenas de endereços distribuídos por toda a cidade.

O calendário oficial brasileiro prevê a aplicação de diferentes imunizantes conforme a faixa etária. A prefeitura oferece as vacinas do calendário em unidades de saúde ou locais específicos. Especial atenção deve ser também a segmentos populacionais de risco, tais como idosos, indivíduos com comorbidades e baixa imunidade.

No dia 12 deste mês, o governo de São Paulo confirmou oficialmente um caso de sarampo. O paciente não estava vacinado e viajou a Nova York (EUA). “Há circulação do vírus de sarampo no país norte-americano, onde o brasileiro acabou tendo contato com indivíduo com teste positivo para a doença, que é altamente transmissível.

“De cada dez pessoas não imunizadas, nove podem se infectar ao ter exposição a caso confirmado de sarampo”, explica Renata Capponi. “Visite uma unidade de saúde, de preferência com a sua caderneta de imunização, para verificar a sua condição vacinal.”

Por fim, nunca é demais repetir algo que muitos se recusam a admitir: as vacinas são seguras e eficazes. Não acredite em afirmações de que os imunizantes causam sequelas à saúde. Procure fontes confiáveis para se informar a respeito do assunto. Desconfie de mensagens propondo outros métodos de proteção contra doenças. Notícias falsas e posturas negacionistas colocam em risco o indivíduo e a coletividade.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Iluminação é restabelecida nas quadras esportivas do Parque do Marinha do Brasil, em Porto Alegre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play