Terça-feira, 16 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 16 de setembro de 2025
O Mês Farroupilha está movimentando o comércio tradicionalista de Porto Alegre, de acordo com uma pesquisa feita pelo Sindilojas (Sindicato dos Lojistas do Comércio da Capital). Entre os entrevistados, 85% dos lojistas que atuam nos segmentos de vestuário e bazar afirmam terem sido procurados em seus estabelecimentos por clientes em busca de artigos referentes às comemorações dos Festejos Farroupilhas. 66,7% deles consideram o movimento entre bom e moderado.
A pesquisa faz uma comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são positivos, já que 50% dos lojistas acreditam que devem vender mais em 2025. Cerca de 30% acham que venderão igual ao ano passado e outros 16,7% citam que as vendas de itens relacionados a artigos gauchescos podem diminuir.
Em questão de valores, o tíquete médio gasto com acessórios tradicionalistas deve ficar em R$ 325. Os produtos mais procurados são bombacha (27,8%), camisa polo (16,7%) e alpargata (11,1%).
“A tradição ajuda, já que mexe com o sentimento das pessoas. E para que o comércio seja realmente impactado de forma positiva, é necessário cuidar da apresentação dos produtos específicos ligados ao tradicionalismo gaúcho na vitrine das lojas e ter atenção à qualidade no atendimento e cordialidade com o cliente. Com isso em dia, as vendas devem ser boas, indo ao encontro da expectativa positiva dos lojistas”, afirmou o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva.