Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 4 de dezembro de 2025
A gigante de tecnologia Meta começou a excluir contas de usuários australianos menores de 16 anos no Instagram, Threads e Facebook, antecipando-se à remoção generalizada prevista para 10 de dezembro.
A medida responde à nova legislação australiana, que entrará em vigor na mesma data e obriga plataformas como Facebook, TikTok e YouTube a remover e bloquear menores de 16 anos. As empresas estarão sujeitas a multas de US$ 32 milhões caso não adotem “medidas razoáveis” para cumprir a norma.
“Estamos trabalhando arduamente para remover todos os usuários que entendemos terem menos de 16 anos até 10 de dezembro. O cumprimento da lei será um processo contínuo, em várias etapas”, afirmou um porta-voz da Meta.
Segundo ele, esses usuários poderão baixar e salvar seu histórico nas plataformas. “Antes de você completar 16 anos, vamos notificá-lo de que, em breve, você terá permissão para recuperar o acesso a essas plataformas, e seu conteúdo será restaurado exatamente como você o deixou.”
A empresa reforçou que cumprirá a lei australiana, mas defendeu que a responsabilidade pela verificação de idade deveria recair sobre as lojas de aplicativos, e não exclusivamente sobre as plataformas de redes sociais.