Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 15 de janeiro de 2026
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República nas eleições deste ano. “A direita vai estar unida em torno de um nome. E o meu nome é o Flávio”, afirmou o governador ao comentar o cenário eleitoral e a articulação do campo conservador para o pleito nacional.
A declaração foi feita durante visita a Suzano, na Região Metropolitana de São Paulo, para o lançamento oficial das obras das alças de acesso ao Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas. No local, Tarcísio conversou com a imprensa e voltou a afastar qualquer possibilidade de disputar a Presidência, afirmando que essa hipótese “nunca esteve em questão”.
“Brasília não, com certeza! Eu nunca desisti porque nunca teve essa candidatura. Não, nunca teve esse projeto. É engraçado, porque vocês não acreditam, mas sempre estou falando que o meu projeto é reeleição”, afirmou Tarcísio ao ser questionado sobre uma eventual candidatura ao Palácio do Planalto. Segundo o governador, seu foco permanece na administração paulista e na continuidade do mandato à frente do Executivo estadual.
O posicionamento ocorre em um contexto no qual pesquisas recentes apontam o nome de Tarcísio como um dos mais competitivos para enfrentar o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A primeira pesquisa Quaest do ano eleitoral, divulgada na última quarta-feira (14), indicou que o governador de São Paulo aparece como o principal adversário de Lula em um eventual segundo turno. De acordo com o levantamento, a diferença entre os dois diminuiu significativamente em comparação aos números registrados entre dezembro e janeiro.
Em agosto de 2025, outra pesquisa já havia mostrado que Tarcísio venceria Lula em um eventual segundo turno da eleição presidencial de 2026 e que sua gestão no governo paulista contava com aprovação de 60% dos eleitores. Apesar desses resultados, o governador reiterou em diferentes ocasiões que não pretendia disputar a Presidência da República.
“Pra mim o Flávio é um grande nome. Já falei que ele é o meu candidato e tem o nosso apoio”, reforçou Tarcísio, destacando novamente sua posição em favor do senador e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em dezembro, Jair Bolsonaro confirmou, por meio de carta lida pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a pré-candidatura do filho à Presidência da República em 2026. No início daquele mês, Flávio já havia anunciado publicamente que tinha sido escolhido pelo pai para representar o PL na disputa nacional.
A definição do nome de Flávio Bolsonaro intensificou a movimentação de aliados do ex-presidente, que ao longo dos últimos meses passaram a disputar espaço e capital político dentro do campo bolsonarista. O nome de Tarcísio de Freitas chegou a ser cogitado como alternativa, mas o governador voltou a reafirmar, nessa quinta-feira (15), seu apoio a Flávio Bolsonaro e a descartar qualquer ambição presidencial no momento.