Domingo, 28 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 28 de setembro de 2025
O Vietnã fechou aeroportos e retirou milhares de pessoas em uma área sob ameaça de tempestade no domingo (28), enquanto o tufão Bualoi, que se intensificava, avançava em direção ao país, dias depois de causar pelo menos dez mortes e inundações generalizadas nas Filipinas.
O tufão gerou ventos de até 133 km/h e está previsto que chegue ao centro do Vietnã por volta das 01:00 de segunda-feira (29), diminuindo a velocidade à medida que se aproxima da costa, informou o jornal estatal Thanh Nien.
“Esta é uma tempestade que se move rapidamente — quase o dobro da velocidade média — com forte intensidade e uma ampla área de impacto “, disse a agência nacional de previsão do tempo.
“Ele é capaz de desencadear vários desastres naturais simultaneamente, incluindo ventos fortes, chuvas intensas, inundações, enchentes repentinas, deslizamentos de terra e inundações costeiras”, afirmou.
As províncias do norte e centro podem receber até 600 mm de chuva até 1º de outubro, com os rios subindo 9 metros e riscos de inundações e deslizamentos de terra, disse.
Autoridades na província central de Ha Tinh começaram a retirar mais de 15 mil pessoas, disse o governo, acrescentando que milhares de soldados estavam de prontidão.
Moradores de Vinh, capital da província de Nghe An, onde o tufão deve atingir a costa, estavam correndo para proteger suas casas, amarrar barcos e empilhar sacos de areia ou sacos cheios de água nos telhados.
“Já sofremos perdas com o recente tufão Kajiki este ano e ainda não nos recuperamos”, disse Bui Thi Tuyet, moradora de 41 anos. “Nos últimos 20 anos morando aqui, nunca senti tanto medo de tempestades.”
O Vietnã suspendeu as operações em quatro aeroportos costeiros a partir deste domingo, incluindo o Aeroporto Internacional de Da Nang , e ajustou o horário de partida de vários voos, informou a Autoridade de Aviação Civil.
As escolas na área afetada pelo tufão serão fechadas na segunda-feira, com os fechamentos podendo ser estendidos se necessário, de acordo com o site de notícias VnExpress.