Terça-feira, 28 de outubro de 2025

Ministério da Agricultura determina o recolhimento de dez marcas de azeite de oliva

O Ministério da Agricultura e Pecuária determinou a retirada de circulação de dez marcas de azeite de oliva extravirgem após identificar um esquema ilícito de importação, adulteração e distribuição de produtos fraudados.

Segundo a pasta, a medida é cautelar e está respaldada pelo Decreto nº 11.130. A ação faz parte dos desdobramentos da Operação Getsêmani.

As marcas que devem ser retiradas de circulação por comerciantes, varejistas e atacadistas são: Terra de Óbidos, Serra Morena, De Alcântara, Vincenzo, Az Azeite, Almazara, Escarpas das Oliveiras, Don Alejandro, Mezzano e Uberaba.

Após o recolhimento, os fornecedores devem comunicar o Ministério pelo canal Fala.BR do governo para que seja realizada a devida ação fiscal para a correta destinação desses produtos.

Já os consumidores que adquiriram esses produtos fraudados, o governo orienta deixar de consumi-los e solicitar a substituição.

Além disso, é necessário comunicar ao Ministério da Agricultura o estabelecimento onde foi adquirido o produto, pelo canal Fala.BR.

A Operação Getsêmani foi realizada nos dias 6, 7 e 8 de março nos municípios de Saquarema (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE) e Natal (RN), com a participação da Polícia Civil do Rio de Janeiro e da Polícia Militar de São Paulo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Escolhidos os novos integrantes do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Consumidores brasileiros ficaram, em média, mais de dez horas sem energia elétrica em 2023
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play