Segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Ministério da Agricultura libera retomada da venda de cervejas da marca que provocou a morte de, pelo menos, dez pessoas em 2020

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou permitiu a retomada da venda de cervejas da fábrica mineira Backer. Em 2020, o órgão havia proibido o funcionamento da cervejaria em razão de um caso de contaminação.

A empresa foi investigada e teve suas unidades de produção interditadas depois que lotes de cervejas causaram intoxicação em consumidores, resultando na morte, de pelo menos, 10 pessoas.

Investigadores acharam a substância tóxica dietilenoglicol, usada em sistemas de refrigeração. Três sócios da companhia, sete funcionários e um fornecedor foram denunciados pelo Ministério Público.

A liberação pelo Ministério foi para duas adegas do parque fabril da empresa. A produção já vinha ocorrendo após o ministério autorizar a volta da fabricação do produto em novembro de 2021.

Segundo o órgão, a decisão foi tomada depois de análise por auditores agropecuários. Eles avaliaram amostras de lotes que passaram a ser produzidos. Diante da ausência de problemas e da validação das bebidas, a permissão da volta da comercialização foi emitida.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Polícia Federal conclui inquérito sobre ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e aponta corrupção
Brasil tem 30,1 milhões de casos e 661,1 mil mortes por coronavírus
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play