Quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Ministério da Defesa cobra prazo para o Tribunal Superior Eleitoral encaminhar informações sobre urnas

O Ministério da Defesa voltou a pedir acesso aos códigos-fonte das urnas eletrônicas e dados de pleitos anteriores ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Dessa vez, estipulou prazo até 12 de agosto para receber as informações, segundo a pasta, devido ao “exíguo tempo disponível até o dia da votação” das eleições deste ano para que as Forças Armas possam analisar as informações.

Ao todo são três ofícios. Dois registrados com a data desta segunda-feira (01), e alerta de “urgentíssimo”, e um terceiro pedido com a data da quinta-feira passada (28).

Nesta segunda-feira, o TSE se reuniu com todos agentes fiscalizadores das eleições, inclusive as Forças Armadas. Fontes militares afirmaram que o encontro foi técnico, cordial mas que, na avaliação deles, faltaram algumas respostas. Não é a primeira vez que o Ministério da Defesa cobra o TSE para ter acesso ao que chama de subsídios técnicos das últimas duas eleições.

Apesar do tribunal já ter respondido formalmente às sugestões da Defesa, a pasta aguarda reunião específica para tratar somente do conjunto de propostas.
O TSE afirma que todos ofícios estão sendo sendo respondidos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Comissão da Câmara dos Deputados aprova anistia a PMs envolvidos no Massacre do Carandiru
Bolsonaro diz que revisão da tabela do Imposto de Renda para 2023 está “garantida”
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play