Terça-feira, 14 de julho de 2026

Ministério da Educação não sabe quantos beneficiados do Pé-de-Meia abandonaram a escola

Ministério da Educação (MEC) afirmou que ainda não sabe quantos estudantes beneficiados pelo programa Pé-de-Meia abandonaram a escola em 2024 e 2025. A ausência dos dados dificulta o acompanhamento dos resultados de uma das principais políticas do governo federal para combater a evasão escolar no ensino médio e motivou questionamentos sobre a transparência do programa.

Criado em 2024, o Pé-de-Meia concede incentivos financeiros a estudantes de baixa renda matriculados no ensino médio da rede pública. Ao longo dos três anos, o aluno pode receber até R$ 9,2 mil, desde que cumpra requisitos como matrícula, frequência mínima às aulas, aprovação e participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O programa atende estudantes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), com prioridade para beneficiários do Bolsa Família.

Desde janeiro, pedidos feitos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) solicitam ao MEC o número de estudantes excluídos do programa por abandono escolar. Após meses de tramitação, a pasta respondeu que ainda está realizando o tratamento e a validação das informações enviadas pelas redes estaduais e distrital de ensino, motivo pelo qual não seria possível divulgar um balanço consolidado.

Em nota, o ministério informou que “o calendário operacional do Programa Pé-de-Meia permanece em curso” e que “a apuração definitiva desses casos depende do encerramento dos ciclos anuais do programa”. A pasta acrescentou que acompanha continuamente as informações encaminhadas pelas secretarias de Educação e que os dados serão disponibilizados após a conclusão das etapas de consolidação.

Apesar da ausência de informações específicas sobre os beneficiários do programa, o governo tem divulgado indicadores gerais de abandono escolar. Segundo o MEC, a taxa de abandono no ensino médio da rede pública caiu de 3,8% em 2023 para 2,5% em 2024, resultado que foi associado, ao menos em parte, à implementação do Pé-de-Meia. Especialistas, no entanto, afirmam que ainda não é possível atribuir toda essa redução exclusivamente ao programa, uma vez que outros fatores também influenciam a permanência dos estudantes na escola.

Outro indicador importante para medir os resultados da política pública também permanece desatualizado. As taxas nacionais de evasão escolar — que medem quantos alunos deixam a escola e não retornam no ano seguinte — não são divulgadas desde 2022. O MEC informou que a atualização desses dados está prevista para ocorrer até o fim deste ano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Proposta de Emenda à Constituição 65, que concede autonomia orçamentária, financeira e administrativa ao Banco Central, ficou de fora da pauta do Senado desta semana
Nota de corte sobe com novo Sisu, mas vagas são dominadas por alunos do último Enem
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play