Quarta-feira, 05 de novembro de 2025

Ministério da Saúde confirma primeiro caso da ômicron XE no Brasil

Foi identificado o caso de mais uma variante do novo coronavírus no Brasil. O Instituto Butantan informou que encontrou uma pessoa infectada com a subvariante denominada XE, que mistura duas modalidades da ômicron.

O caso foi confirmado pelo Ministério da Saúde, que divulgou nota anunciando que recebeu a notificação do Butantan. A pasta acrescentou que “mantém o constante monitoramento do cenário epidemiológico da covid-19”.

A variante XE é uma combinação de duas cepas diferentes da ômicron: BA.1 e BA.2. O primeiro caso foi mapeado na cidade de Londres, em janeiro deste ano. Segundo o Instituto Butantan, a taxa de crescimento da XE é 10% superior à da cepa BA.2.

Contudo, o Butantan informa que ainda não há evidências suficientes acerca de mudanças, vantagens e desvantagens da circulação a nova variante em aspectos como gravidade, transmissão e eficácia de vacinas já existentes.

Casos e óbitos

O Brasil registrou mais 253 mortes pela covid nas últimas 24 horas, totalizando 661.035 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 168, abaixo da marca de 200 pelo sexto dia e a mais baixa desde 17 de janeiro (quando estava em 160).

Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -33%, o que indica tendência de queda nos óbitos decorrentes da doença. São agora 6 semanas seguidas de tendência de queda nesse comparativo.

O País também registrou 28.124 novos diagnósticos da doença em 24 horas, completando 30.094.388 casos conhecidos desde o início da pandemia. Dessa forma, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 21.188, variação de -34% em relação a duas semanas atrás.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Covid aumenta risco de trombose até seis meses após o contágio
QG de Bolsonaro comemora fala de Lula sobre aborto e prepara material de campanha; PT vê “erro” e cobra estratégia
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play