Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Ministério do Turismo promove oficina sobre funcionalidades da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes digital

Uma reunião entre representantes do Ministério do Turismo, do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e da hotelaria abordou o aprimoramento das funcionalidades da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes digital, que se encontra em fase piloto de implementação.

O encontro em Brasília (DF) teve a presença de desenvolvedores do Serpro e de membros da rede WAN GROUP, Grupo Aviva, que inclui hotéis da Costa do Sauípe (BA) e Rio Quente (GO); do Hotel Mercure, da capital federal, e da empresa TOTVS, gestora dos softwares de meios de hospedagem participantes do projeto.

A reunião proporcionou um importante intercâmbio de informações, que permitiu entender melhor as necessidades do hóspede e avançar na construção de uma jornada de atendimento cada vez mais eficaz no setor, como explicou a coordenadora-geral de Formalização e Fiscalização de Prestadores de Serviços, Tamara Galvão.

“Tivemos um saldo muito positivo nesses dois dias de oficina no Serpro, que traz um importante passo para a validação e ajustes nas funcionalidades da ficha. Isso trouxe a possibilidade de podermos participar de uma oficina de criação e ideias para entregar a melhor solução para a rede hoteleira”, comentou Tamara Galvão.

Os testes da ficha digital já contam com a participação de dois hotéis, do Guarujá (SP) e de Brasília, indicados por entidades hoteleiras do Conselho Nacional de Turismo (CNT). O objetivo é avaliar o sistema, identificar ajustes necessários e garantir a plena implantação em todo o setor hoteleiro do País até 2025.

“Estamos fazendo um processo de ideação, com a participação do MTur, de hotéis do projeto-piloto e responsáveis por sistemas de gestão hoteleira. E está sendo muito enriquecedora essa ideação, porque está validando todo o processo da ficha”, destacou Flávio Lisboa, da Coordenação de Tecnologia do Serpro.

Modernização

A mudança na Ficha Nacional de Registro de Hóspedes, desenvolvida pelo MTur em parceria com o Serpro, empresa de inteligência do governo federal, vai modernizar e simplificar a coleta e o envio das informações de clientes exigidas pela nova Lei Geral do Turismo, sancionada em setembro.

O sistema também se integrará com plataformas de gestão hoteleira (PMS) e outras ferramentas digitais. A inovação vai proporcionar uma visão abrangente e integrada dos dados, auxiliando a análise de tendências, comportamentos e a tomada de decisões estratégicas no setor.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Rodovias: dez anos após a Operação Lava-Jato, “vácuo” das construtoras não foi preenchido
O tropeço de Lula ao celebrar projeto de senadora sem a parlamentar
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play