Domingo, 09 de novembro de 2025

Ministra de Milei divulga concurso para polícia com cartaz imitando “Tio Sam”

A ministra de Segurança Nacional da Argentina, Patricia Bullrich, divulgou nas redes sociais a abertura de um concurso para a polícia com a mesma estética do clássico pôster do Tio Sam, símbolo do recrutamento militar dos Estados Unidos. O post, compartilhado nesta sexta (7), viralizou.

O material anunciava o novo curso de Investigador do Delito da Polícia Federal da Argentina. A imagem, produzida a partir de inteligência artificial, mostra a ministra de Javier Milei apontando o dedo para frente, acompanhada da frase: “¿Querés ser detective? Te buscamos” (“Quer ser detetive? Buscamos você”).

O cartaz foi compartilhado nas redes sociais da própria ministra e gerou ampla repercussão. Internautas compararam o flyer com a série de humor argentina “Divisão Palermo”, da Netflix, sobre uma equipe de guardas civis desajustados.

O criador da obra também se pronunciou após o conteúdo viralizar. “Podemos parar de fazer ‘Divisão Palermo’ porque ela se faz sozinha”, escreveu Santiago Korovsky em um post.

De acordo com o Ministério da Segurança, o programa é voltado a profissionais universitários interessados em combater o crime organizado. O curso terá nove meses de duração, com formação em investigação criminal, tecnologia aplicada e prática policial.

Os aprovados ingressarão na Polícia Federal da Argentina com o posto de subinspetor. Bullrich deixará o cargo até o fim do ano, pois foi eleita para o Senado nas eleições legislativas do mês passado. Para a surpresa de analistas, opositores e do próprio governo, a aliança governista A Liberdade Avança dominou o mapa da Argentina, vencendo em 15 províncias, de um total de 24 colégios eleitorais.

Economia

O ministro da Economia, Luis Caputo, disse a investidores em Nova York que a Argentina planeja recomprar títulos soberanos e começar a acumular reservas internacionais mesmo enquanto o peso negocia dentro de sua faixa, segundo pessoas com conhecimento direto do assunto.

Durante uma reunião com cerca de 40 investidores organizada pelo JPMorgan na sexta-feira (7), Caputo afirmou que o presidente Javier Milei não pretende deixar a moeda argentina flutuar livremente, mas manterá sua negociação dentro das faixas estabelecidas, segundo as pessoas, que pediram para não serem identificadas ao discutir um encontro privado.

No entanto, Caputo disse que poderia considerar acelerar o ritmo dos ajustes da faixa para 1,5% ao mês, dependendo da inflação e da demanda pelo peso, disseram duas das pessoas. Atualmente, os limites superior e inferior da faixa de negociação são ajustados em 1% ao mês, permitindo que o peso enfraqueça gradualmente.

Caputo espera revelar o plano completo — incluindo um cronograma para acumulação de reservas, recompra da dívida e um título de dívida para educação — dentro de 30 dias, disse uma das pessoas, referindo-se às suas declarações.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Fila de novos pedidos do INSS cresce 10% ao mês desde maio, diz presidente do órgão
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play