Domingo, 09 de agosto de 2026

Ministro André Mendonça Mendonça determina apreensão de passaporte de publicitário ligado a Daniel Vorcaro

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, determinou neste sábado a apreensão do passaporte do publicitário Thiago Miranda, ligado a Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. A decisão atende a um pedido da Polícia Federal, que considerou haver risco de fuga do país.

De acordo com a investigação da PF, o publicitário tinha passagem aérea comprada para os Estados Unidos para esta segunda-feira.

Miranda foi alvo na última quinta-feira de mandado da PF de busca e apreensão, também autorizado por Mendonça. A Procuradoria-Geral da República (PGR) endossou a manifestação da PF a favor da operação.

Segundo as investigações, o publicitário agiu ao lado de Vorcaro para intimidar a jornalista Malu Gaspar, colunista do jornal O Globo, e outras pessoas que eram vistas como “obstáculos” pela suposta organização criminosa.

A apuração da PF aponta que os investigados usaram uma plataforma que oferece serviços de venda de dados não autorizados, inclusive financeiros, para levantar informações sobre a jornalista.

O objetivo, de acordo com a PF, era encontrar “elementos potencialmente desabonadores”.

A mesma forma de atuação, segundo o inquérito, foi usada contra outras pessoas que eram encaradas como “obstáculos”, como o executivo Milton Maluhy, CEO do Itaú, concorrente do Master.

Ao solicitar as medidas na quinta-feira, a PF afirmou que Miranda e Vorcaro agiram para “proteger o núcleo dirigente da organização criminosa; manipular a opinião pública; coagir, intimidar e violar dados sigilosos de jornalistas, concorrentes e pessoas ligadas ao presidente do Banco Central”.

“Observando-se latente abuso ao buscar informações de cunho familiar para atingir os objetivos de intimidação e coação, em cenário apto a configurar a potencial prática do crime previsto no art. 154-A do Código Penal”, afirmou a PF, fazendo referência ao crime de invasão de dispositivo informático.

O inquérito revela também que Miranda usou recursos oriundos das “fraudes financeiras” do Master para promover “campanha de desinformação na mídia”.

O mandado deu aval para a apreensão de celulares e outros equipamentos eletrônicos, além de documentos, e determinou a extração de conversas contidas nos aparelhos, inclusive na nuvem.

As conversas entre Vorcaro e Miranda Diálogos obtidas pela PF mostram que a insatisfação de Miranda e Vorcaro surgiu a partir de reportagens que abordaram investigações sobre a instituição financeira devido a operações fraudulentas e manipulação de preços.

Após as reclamações do banqueiro, o publicitário afirmou que iria “revirar a vida” da jornalista, e repassou ao dono do Banco Master informações sobre familiares, contas bancárias e endereço da profissional.

Thiago Miranda também aparece em diálogos, revelados em maio pelo site The Intercept Brasil, intermediando o financiamento de um filme em homenagem ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em setembro de 2025, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato a presidente, enviou um áudio pedindo dinheiro ao banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, para custear um filme biográfico sobre o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Como mostrou a colunista Malu Gaspar, Miranda confirmou que intermediou a negociação que levou Vorcaro a aportar R$ 62 milhões no filme sobre a vida de Jair Bolsonaro. De acordo com ele, o valor previsto seria maior, mas os repasses foram suspensos com a crise na instituição financeira.

O publicitário afirmou ainda que a ligação de Vorcaro com o filme não apareceria publicamente. Segundo Thiago Miranda, o projeto do filme foi apresentado a ele pelo deputado federal Mario Frias (PL-SP), que pediu ajuda por estar com dificuldade de financiamento.

 

(Com O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Relatório médico diz que Jair Bolsonaro tem efeitos colaterais de medicamentos
Itália anuncia brasileiro Leonardo para cargo de direção das seleções do país
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play