Sexta-feira, 28 de agosto de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 28 de agosto de 2026
O ministro Bruno Dantas decidiu deixar o Tribunal de Contas da União (TCU). A informação foi antecipada pela revista Veja e confirmada pelo jornal O Globo. Dantas já comunicou a decisão ao presidente da Corte, Vital do Rêgo, mas ainda não definiu a data em que deixará o cargo.
A saída antecipada abrirá uma vaga no TCU a ser preenchida por indicação do Senado e pode pavimentar o caminho para a escolha de Rodrigo Pacheco (PSB-MG). Ex-presidente do Senado, o senador está em fim de mandato e já anunciou que deixará a política ao término de sua passagem pelo Congresso.
O nome de Pacheco conta com o apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). O parlamentar mineiro chegou a ser cotado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva optou por indicar Jorge Messias, então advogado-geral da União, para a Corte. A indicação, porém, foi rejeitada pelo Senado em votação realizada no fim de abril.
Dantas deve seguir para a iniciativa privada. Segundo interlocutores, ele já mantém conversas com empresas, mas ainda não definiu para qual setor ou companhia irá.
O ministro integra o TCU desde 2014 e presidiu a Corte entre 2023 e 2024. Sua saída antes do término do mandato abrirá espaço para uma nova indicação ao tribunal, que será feita pelo Senado.