Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Ministro Cristiano Zanin defende que jornalismo é fundamental para a democracia

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin disse nesta sexta-feira (15) que o direito à liberdade de expressão “não é absoluto”, e que o jornalismo é fundamental para a defesa da democracia.

A declaração foi dada durante um evento do Supremo sobre Combate à Desinformação e Defesa da Democracia – realizado no Dia Internacional da Democracia, 15 de setembro. O ministro participou do painel sobre jornalismo e agências de checagem em defesa da democracia.

“É importante ressaltar que a liberdade de expressão não é um direito absoluto, entre as diversas garantias constitucionais, ela requer sobremaneira que seja exercida com responsabilidade”, afirmou Zanin.

Em sua fala, o ministro falou sobre a utilização das redes sociais por cidadãos para repassar informações de terceiros, e como, nesse contexto, o jornalismo e as agências de checagem são importantes para evitar a propagação de notícias falsas.

“O que temos visto é uma avalanche de postagem nas redes sociais, sem a menor preocupação com a verdade e, em muitos casos, com a clara intenção de apresentar um fato distorcido para propositadamente manipular a informação, aniquilar reputações que podem prejudicar a imagem de uma pessoa, de uma instituição pública ou de uma empresa. Nesse contexto, entra a importância da atuação das agências de checagem”, afirmou.

Zanin defendeu também a importância do jornalismo para defesa da democracia. “Sabe-se que o jornalismo desempenha um papel fundamental na defesa da democracia e liberdades individuais, pois auxilia a sociedade a tomar decisões na vida política e social do país. Assim, todos lutamos por uma imprensa livre que traga sempre a verdade do relato dos fatos, que apresente sempre críticas sobre assuntos do mundo, mas que não seja utilizado como ferramenta de propagação de mentiras, as famosas fake news”, afirmou o ministro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Técnico Eduardo Coudet sai em defesa do goleiro do Inter após falha
Detran gaúcho emitirá gratuitamente segunda via de CNH para atingidos pelas enchentes
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play