Sexta-feira, 05 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 5 de setembro de 2025
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro participa nesta sexta-feira (5) da abertura oficial da 48ª Expointer, em Esteio. A informação foi trazida ontem a esta coluna pelo gabinete do ministro. Segundo a informação, “durante o evento, o ministro vai fazer anúncio de medidas de apoio voltadas aos agricultores que tiveram sua produção impactada por adversidades climáticas. A medida vale para todos os produtores do Brasil que registraram perdas de safra”.
Com a palavra, o vereador Coronel Ustra
Em meio a tantas narrativas sobre o incidente ocorrido na sessão da Câmara de Vereadores de Porto Alegre na última quarta-feira (3), o vereador Coronel Ustra (PL) encaminhou ao colunista o seguinte esclarecimento:
“É importante esclarecer, de forma transparente, o que aconteceu na Câmara. Durante a sessão, o vereador Erick Dênil, do PCdoB, usou a tribuna para atacar a memória do meu tio, o Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, de forma desrespeitosa. Diante dessa agressão à honra da minha família, solicitei direito de resposta, algo legítimo, garantido pelo regimento da Casa, e ele me foi concedido. No meu pronunciamento, fiz questão de lembrar que o meu tio lutou contra grupos terroristas que queriam transformar o Brasil numa ditadura do proletariado. Reforcei que, independentemente das narrativas que a esquerda tenta impor, essa é a verdade histórica e continuarei defendendo a honra da minha família e o legado dos militares que protegeram o país. Foi nesse momento que o vereador Roberto Robaina, do PSOL, saiu da sua bancada, veio até a tribuna e arrancou das minhas mãos a foto da ex-presidente Dilma Rousseff que eu estava mostrando para ilustrar a minha fala. Isso não é um comportamento democrático. Isso é agressão, é tentativa de censura, é violência política. Quero deixar claro que não aceitei e não aceitarei esse tipo de intimidação. Cumpri meu papel como parlamentar, usei o meu tempo de tribuna de forma legítima e não vou me calar quando minha família ou o meu sobrenome forem atacados. Se para alguns isso é ‘criar confusão’, eu chamaria de fazer justiça e falar a verdade, e é exatamente isso que continuarei fazendo.”
Deputada Patrícia Alba defende combate à violência contra a mulher como “compromisso permanente da sociedade”
A deputada Patrícia Alba (MDB) afirmou ontem (4) que o combate à violência contra a mulher — seja física, psicológica, moral ou patrimonial — deve ser um compromisso permanente.
“Essa é uma luta que deve mobilizar toda a sociedade e para a qual todas devemos estar sempre mobilizadas”, destacou Patrícia, ao falar na abertura do 2º Encontro Nacional de Legisladoras, na Expointer. A deputada integra a Comissão da Mulher na União Nacional dos Legisladores Estaduais (Unale) e nesta sexta-feira, a partir das 9h, fará parte do painel “A realidade da violência contra a mulher na terceira idade”, atividade no auditório da Administração do Parque de Exposições Assis Brasil.
Nesta sexta-feira, o lançamento do Projeto Terra – Eu sou COHAB
O Projeto Terra – Eu sou COHAB, que busca regularizar moradias em diversas regiões do Estado, será lançado oficialmente nesta sexta-feira. A cerimônia, que contará com a presença dos integrantes da Administração do TJRS, ocorrerá nesta sexta-feira (5), às 14h, no Auditório do Espaço Multi, localizado no 13º andar do edifício-sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
O Juiz-Corregedor Felipe Lumertz, que integra o Núcleo de Regularização Fundiária Urbana da Corregedoria-Geral da Justiça, explicou que as famílias contempladas pelo projeto (com renda de até 5 salários-mínimos), não terão nenhum custo com os emolumentos, pois estes serão arcados pelo Fundo Notarial Registral (FUNORE), gerido pelo Judiciário. “O tributo que o cidadão paga volta para o cidadão, por intermédio de uma regularização fundiária de imóveis da COHAB, com pacificação social e realização de direitos. É essa a política que está sendo desenvolvida com esse projeto”, afirmou o magistrado.
A ação conta com o apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul, da Defensoria Pública do Estado, do Governo do Estado, por meio da Procuradoria-Geral do Estado e Secretaria de Habitação, dos Colégios Registral, Notarial e dos Municípios, e ainda com o apoio logístico do Comando Militar do Sul do Exército Brasileiro.
No evento, serão assinados termos de cooperação, com a participação de prefeitos e representantes dos municípios contemplados: Cachoeira do Sul (projeto-piloto), Santa Maria, Bagé, Rio Grande, Pelotas, Uruguaiana, São Leopoldo, Santana do Livramento, Canoas, Guaíba, Alvorada e Passo Fundo
Governo do Brasil publica MP que cria o “Gás do Povo” para ampliar acesso ao botijão de gás
A propósito das notícias sobre as ações sociais do governo federal, esta coluna recebeu do gabinete do ministro da Casa Civil da Presidência da República, a seguinte nota:
“O Governo Federal editou, nesta quinta-feira (4), a Medida Provisória nº 1.313/2025, que institui o Gás do Povo, nova modalidade da política pública voltada a garantir o acesso ao gás de cozinha pelas famílias brasileiras de baixa renda.
A iniciativa altera o nome do atual Auxílio Gás dos Brasileiros e acrescenta uma nova modalidade de funcionamento ao programa: a gratuidade na entrega do botijão de GLP (gás liquefeito de petróleo) diretamente nos revendedores credenciados.
A ação será destinada às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com prioridade para aquelas que possuem renda per capita de até meio salário mínimo, conforme regulamentação. Cada família poderá receber o benefício em apenas uma das modalidades disponíveis, e o atendimento na gratuidade levará em conta o número de integrantes do domicílio.”
* Instagram: @flaviorrpereira