Segunda-feira, 05 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 3 de janeiro de 2026
Após uma reunião de emergência no Itamaraty neste sábado (03), o ministro da Defesa, José Múcio disse existir muita informação “desencontrada” sobre a atual situação da fronteira entre Brasil e Venezuela, mas afirmou que está “tranquila”.
“Nós já temos um contingente suficiente para dar tranquilidade. A fronteira está absolutamente tranquila. Nós temos um contingente já há algum tempo de homens e equipamentos e estamos aguardando que as coisas aconteçam”, disse em conversa com jornalistas.
O encontro foi convocado com urgência pelo governo federal, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmar um ataque militar na Venezuela, assim como a captura do presidente Nicolás Maduro.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não está em Brasília, por isso participou de forma remota da conversa em que participaram os ministros da Defesa, da Casa Civil, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e da Defesa, além de alguns outros representantes da Secretaria de Relações Institucionais e do Ministério de Justiça e Segurança Pública.
De acordo com Múcio, está marcada um nova reunião para as 17h, em que o chanceler Mauro Vieira, ministro das Relações Internacionais — que estava de férias em viagem — participe presencialmente.
Em nota, o Itamaraty disse que o Ministério das Relações Exteriores não indicou haver “até o momento”, “notícias de brasileiros entre possíveis vítimas dos ataques”.
Leia a nota do Itamaraty na íntegra:
“O Presidente da República coordenou reunião na manhã de hoje, 3 de janeiro, sobre os recentes acontecimentos na Venezuela. Participaram da reunião o Ministro das Relações Exteriores, o Ministro da Defesa, o Ministro-Chefe da Casa Civil, o Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, além de representantes da Secretaria de Relações Institucionais e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Na ocasião, o Presidente da República reiterou os termos de sua postagem publicada na manhã de hoje. O Ministro da Defesa indicou não haver movimentação anormal na fronteira do Brasil com a Venezuela, que seguirá sendo monitorada, e que está em contato com o Governador de Roraima.
O Ministro das Relações Exteriores relatou os contatos que manteve com seus homólogos nas últimas horas e indicou não haver até o momento notícias de brasileiros entre possíveis vítimas dos ataques. O Ministro das Relações Exteriores informou, ainda, estar em permanente contato com a Embaixada do Brasil na Venezuela para o acompanhamento da situação interna. Nova reunião está prevista para o final da tarde de hoje para atualização da situação”.