Segunda-feira, 07 de julho de 2025

Ministro da Justiça manda a Polícia Federal investigar falas de Gleisi e Lula contra Bolsonaro na campanha

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, pediu que a Polícia Federal abra inquérito para investigar a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por supostos crimes contra a honra do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A notícia-crime foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) porque a Polícia Federal avaliou que, como deputada federal, Gleisi tem foro privilegiado. Por isso, cabe ao STF avaliar se os fatos têm relação com o mandato parlamentar – o que levaria uma eventual denúncia a ser julgada pelo Supremo.

No pedido enviado à PF, Torres diz que Gleisi e Lula usaram comícios e propaganda eleitoral oficial para “macular a honra” de Bolsonaro, imputando a ele fatos definidos como crime (genocida, miliciano, assassino) ou ofensivos à reputação do presidente (a representação cita termos como demônio e canibal).

Ao longo da campanha eleitoral, Anderson Torres acionou a PF para investigar outros episódios relacionados à disputa presidencial – na qual Bolsonaro foi derrotado em segundo turno por Lula. O ministro mandou a Polícia Federal apurar, por exemplo, uma comparação de Bolsonaro com Adolf Hitler feita pela revista “Istoé” e a atuação dos institutos de pesquisa eleitoral.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Com falta de recursos, Caixa restringe concessão de empréstimo consignado no Auxílio Brasil
Equipe de Lula ensaia diálogo com bancada ruralista no Congresso
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play