Sábado, 25 de janeiro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 12 de outubro de 2023
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que a proposta do governo brasileiro de criar um corredor humanitário ligando a Faixa de Gaza ao Egito foi bem recebida pelo secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres.
Nesta sexta-feira (13), em Nova York, o ministro participa de uma reunião do Conselho de Segurança da entidade. O Brasil preside o órgão neste mês.
A reunião foi antecipada em razão da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Desde o fim de semana, Israel vem bombardeando a Faixa de Gaza em reposta a ataques do Hamas ao território israelense.
De acordo com Vieira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende a ideia do corredor humanitário para pessoas poderem sair de Gaza, e mantimentos e remédios poderem entrar.
“O presidente Lula lançou a ideia, disse da importância de evacuar crianças, idosos, pessoas com deficiência, evidentemente pensando em brasileiros e nas outras nacionalidades”, afirmou o ministro em entrevista. Essa proposta, segundo Vieira, “galvanizou” a possibilidade de o Conselho de Segurança da ONU antecipar a reunião do órgão, que seria só na semana que vem.
“O próprio secretário-geral António Guterres entrou em contato para dizer que era o caminho certo e uniu esforços para antecipar a reunião do conselho”, continuou Vieira.