Segunda-feira, 10 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 10 de novembro de 2025
Nesta segunda-feira (10), o ministro Augusto Nardes, do TCU (Tribunal de Contas da União), estará em Porto Alegre, na Assembleia Legislativa, na Sala Prof. Salzano Vieira da Cunha (3º andar), das 13h às 16h, para uma reunião técnica/audiência pública com o secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Edivilson Brum, e representantes de importantes entidades do agronegócio, incluindo Farsul, Fetag, Federarroz, Aprosoja, FecoAgro e a Ocergs (Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul).
O objetivo dessa reunião é ouvir diretamente as dificuldades enfrentadas pelos produtores em relação ao crédito agrícola, incorporando essas informações na auditoria em andamento que o Ministro está relatando. Essa auditoria investiga a conformidade regulatória, a legalidade das ações bancárias, a transparência e a governança no uso dos recursos equalizados utilizados nas renegociações, além da fiscalização e das consequências das violações, impactando as políticas públicas.
“É fundamental que as vozes dos agricultores sejam ouvidas. Estamos comprometidos em entender os desafios que eles enfrentam e trabalhar em soluções que fortaleçam o crédito agrícola no Brasil”, afirmou Nardes.
Além da reunião em Porto Alegre, o ministro vai agendar uma nova reunião no interior do Estado, em uma data e local a serem definidos, onde terá a oportunidade de ouvir a Aper (Associação de Pequenos e Médios Agricultores do Rio Grande do Sul) e outros agricultores. Essa iniciativa reforça o compromisso do TCU em garantir que as recomendações reflitam as reais necessidades do campo.
Esse encontro é um passo importante para promover o desenvolvimento sustentável do setor agrícola e assegurar que as políticas públicas atendam às demandas dos produtores.