Terça-feira, 09 de dezembro de 2025

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral descartam Bolsonaro elegível em 2026

Ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) descartam a possibilidade de Jair Bolsonaro se tornar elegível para disputar as eleições presidenciais de 2026. A informação foi revelada pela CNN Brasil.

A declaração surge em um momento em que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que só retiraria sua pré-candidatura à presidência se seu pai, Jair Bolsonaro, estivesse livre para disputar o pleito. Em entrevista recente, Flávio condicionou sua desistência à reabilitação política do ex-presidente.

A notícia que vem do Tribunal Superior Eleitoral é de que não haverá essa possibilidade, pelo menos não nas duas ações em que ele foi tornado inelegível em 2023. O ex-presidente foi condenado por abuso de poder político e econômico na reunião com embaixadores realizada no segundo semestre de 2022 e por desvirtuamento do desfile de 7 de setembro daquele ano, transformando-o em palanque político.

Recursos e condenações múltiplas

Além das condenações no TSE, há ainda um recurso em andamento no STF (Supremo Tribunal Federal), sob relatoria do ministro Luiz Fux. Existe uma discussão sobre qual o destino desse recurso: se será julgado na primeira turma do Supremo, onde Fux atuava anteriormente, ou na segunda turma, para onde o ministro foi transferido.

“Outro ponto é que Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão em setembro, pela primeira turma do STF, por conta da ação penal do golpe – por conta dela, ele também está inelegível”, aponta o analista.

Mesmo que uma eventual anistia, defendida por Flávio Bolsonaro e pelo entorno do ex-presidente, pudesse livrar Bolsonaro da condenação de 27 anos, as inelegibilidades declaradas pelo TSE permaneceriam. Segundo fontes do tribunal eleitoral consultadas pelo jornalista, não há nenhuma chance de reversão dessas decisões.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Operação Radar: mais de 26 mil veículos em uma semana em Porto Alegre
Inter de candidato a títulos a quase rebaixado em 2025 no Brasileirão
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play