Segunda-feira, 19 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 18 de maio de 2025
Ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Lula recorreram a uma medida inusitada para provar fidelidade ao petista depois do vazamento de informações sobre a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.
Ainda durante o voo de retorno da China, alguns deles sacaram os celulares e ofereceram espontaneamente os aparelhos a Lula como forma de mostrar que não repassaram nada à imprensa.
Carlos Fávaro, da Agricultura, e Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, lideraram o movimento. Lula, no entanto, recusou-se a checar qualquer aparelho e demonstrou desconforto com a situação.
Outros integrantes do governo, como Alexandre Silveira, de Minas e Energia, e Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, lembraram que nem sequer estavam presentes no jantar.
Rui Costa, ministro da Casa Civil, não se manifestou. Nos bastidores, ele é visto por auxiliares como um dos possíveis autores do vazamento.
O episódio reacendeu o alerta dentro do governo sobre vazamentos à imprensa. Desde janeiro, Sidônio Palmeira, chefe da Secretaria de Comunicação, tenta conter o hábito de ministros e assessores fornecerem informações sob anonimato.
Janja causa mal-estar ao questionar ditador em jantar na China
A tensão começou na China, quando Lula reagiu publicamente à reportagem da colunista Andreia Sadi, no g1, que revelou o suposto constrangimento causado por Janja ao questionar Xi Jinping sobre a atuação do TikTok.
Segundo ministros presentes no jantar, Janja teria criticado o algoritmo do aplicativo diante do líder comunista, alegando que a plataforma favorece conteúdos de direita.
Jornalistas relataram que o comentário deixou Xi Jinping visivelmente constrangido. Em resposta, o líder afirmou que o Brasil tem liberdade para banir ou regulamentar o TikTok, se assim o desejar.
Janja atribuiu a uma “amplificação da misoginia” o mal-estar causado por sua fala. Para ela, há “machismo e misoginia da parte de quem presenciou a reunião e repassou de maneira distorcida o que aconteceu”.
Lula e Janja vão ao pomar do Alvorada
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja Lula da Silva foram neste domingo (18.mai.2025) ao pomar do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência do Brasil, em Brasília. “Aquela já tradicional conferida”, escreveu Janja em seu perfil no Instagram com uma foto em que o petista olha para uma árvore e toca em um dos frutos. As informações são da Revista Oeste e portal Poder 360.