Terça-feira, 25 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 25 de novembro de 2025
Entre os dias 27 e 30 de novembro, o Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, recebe a 3ª Mostra Cultural do programa social Moda Alegre, que ocupará o espaço em frente à loja Zara Home, no segundo piso. O evento, com entrada gratuita, acontece de quarta a sábado das 10h às 22h e no domingo das 14h às 20h.
A mostra apresenta a coleção “Essências que Tecem Diversidade”, fruto do trabalho de 32 mulheres de 25 comunidades da Capital e Região Metropolitana, muitas delas impactadas pelas enchentes de 2024. A iniciativa marca mais um ciclo do projeto Trilhas de Empreendedorismo Feminino, voltado à reconstrução do Rio Grande do Sul e à valorização da moda consciente e circular.
A coleção reflete pluralidade de técnicas e materiais, com peças em linho, moda praia, crochê, bijuterias feitas com reuso de insumos, bonecas artesanais e kits de copa e cozinha, opções ideais para presentes de fim de ano. O estande da Mostra também segue o conceito sustentável, sendo construído com móveis de papelão para reduzir impactos ambientais.
Além da exposição e venda das peças, o evento terá uma abertura oficial no dia 28 de novembro, às 8h30, no Business Iguatemi, destinada à imprensa e patrocinadores (Banrisul, Trilegal, Rabusch, Sindilojas e Badesul).
O ponto alto será o desfile de alta costura realizado por 21 mulheres da turma de modelagem, que apresentarão vestidos de gala confeccionados por elas mesmas, após quatro meses de capacitação. A cerimônia inclui ainda a entrega de certificados e o lançamento oficial da Mostra.
Criado em 2018, o Moda Alegre atua em parceria com a CIUPOA, oferecendo ciclos de capacitação que unem profissionalização, saúde, bem-estar e educação socioemocional. O programa já impactou mais de 550 mulheres e se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, promovendo igualdade de gênero, geração de renda e adaptação às mudanças climáticas.
Com a coleção “Essências que Tecem Diversidade”, o Moda Alegre reafirma seu propósito: transformar vidas por meio da moda, fortalecendo o empreendedorismo feminino e a sustentabilidade na reconstrução do Estado.