Quarta-feira, 01 de dezembro de 2021

loader

Moradores do Rubem Berta, em Porto Alegre, apresentam demandas da comunidade durante encontro com gestores

O Mais Comunidade realizado no bairro Rubem Berta neste sábado (6) foi marcado pelo diálogo entre o prefeito Sebastião Melo, secretários, gestores e técnicos do governo com os moradores do bairro. Nem o tempo instável atrapalhou a mobilização das pessoas, que apresentaram suas demandas por asfalto, habitação e drenagem. A prefeitura entregou serviços de revitalização de praças e seus equipamentos, conservação e manutenção de vias. Foram nomeados os prefeitos de duas praças. A comunidade também recebeu instruções de prevenção a acidentes de trânsito.

“Hoje foi um dia muito especial, pois fizemos importantes entregas para os moradores do Rubem Berta. Discutimos sobre asfalto, alagamentos e nomeamos dois prefeitos de praça, que irão nos auxiliar nos cuidados com os espaços públicos”, disse o prefeito Sebastião Melo.

Fabiane Santos da Silva foi nomeada prefeita da Praça do Recanto da Lagoa. Os brinquedos do espaço foram revitalizados com pintura e manutenção. No local, a comunidade abordou questões sobre o recolhimento do lixo e o cronograma dos serviços de conservação permanente nas vias (capeamento asfáltico). Também reivindicou uma solução para os alagamentos.

Segundo o diretor-geral do Departamento de Água e Esgoto (Dmae), Alexandre Garcia, o sistema de escoamento foi prejudicado por uma ocupação irregular. “Foram instaladas residências onde havia um lago na rua que absorvia águas das chuvas. A situação está sendo cobrada pelo Ministério Público e acompanhada pela Procuradoria-Geral do Município”, afirmou.

Após ouvir as manifestações de diversos representantes da comunidade, o prefeito determinou que o diretor do Dmae acompanhe de perto a situação, e o quadro técnico do órgão trabalhe na busca por uma resolução.

Na Praça Major Rubem Berta, foi nomeado como prefeito Roberto Cruz Barbosa. A área recebeu diversas melhorias, como tela no campo de futebol e manutenção do entorno com material fresado, pintura e revitalização dos brinquedos. A comunidade agradeceu pelas melhorias e pediu que a prefeitura apoie na busca por parceria que ofereça uniformes e chuteiras às crianças atendidas no local.

As lideranças comunitárias relataram que as famílias do entorno enfrentam dificuldades financeiras para se alimentar. O prefeito determinou à presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Catia Lara, o cadastro para o fornecimento de cestas básicas. Melo também se comprometeu na busca por parcerias para viabilizar o fornecimento dos uniformes.

Pacto de Governança – Foi assinado o Pacto de Governança entre a prefeitura e a comunidade, onde constam as atribuições de cada um nos cuidados com os espaços públicos revitalizados. O objetivo é estabelecer uma relação de corresponsabilidade, compromisso social, cultural, ambiental e econômico, fomentando um senso de pertencimento e zelo pelos cidadãos.

“É um momento de aproximação do poder público com a população, na busca por soluções e no compartilhamento da responsabilidade com o cuidado das melhorias que estão sendo realizadas na cidade”, destacou o secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo.

Serviços – Além da revitalização das praças, foram vistoriados serviços de conservação de vias, incluindo as ruas no entorno de núcleos habitacionais (rua Recanto da Lagoa, Núcleos Quatorze, Trinta e Dois e Trinta e Um) e ruas centrais do bairro, como a Wolfram Metzler. “A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realiza diversos trabalhos de manutenção, desde reparos na pracinha até a conservação asfáltica. É no detalhe de um serviço bem feito que podemos atingir melhores resultados. Agora contamos com a comunidade para preservar os espaços”, ressaltou o secretário Marcos Felipi.

Educação de trânsito – A Escola Pública de Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) passou instruções para a população idosa e distribuiu kits de educação para mobilidade com um guarda-chuva transparente e material informativo. Os agentes também orientaram as crianças sobre os cuidados nas travessias, principalmente nos deslocamentos às escolas da região.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Chega a 35.628 o número de gaúchos mortos pelo coronavírus. Vítimas mais recentes incluem um idoso de 101 anos
Brasil tem 21,8 milhões de casos positivos de coronavírus e 609,3 mil mortes
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play