Quarta-feira, 04 de fevereiro de 2026

Morre aos 70 anos o religioso, ativista e ex-deputado gaúcho Sérgio Görgen

Um dos protagonistas na criação do PT, o ex-deputado estadual Sérgio Görgen morreu, nessa terça-feira (3). Ele estava em sua casa na cidade de Hulha Negra (Sudoeste gaúcho) quando foi vítima de um infarto. Görgen – também frade franciscano – havia completado 70 anos no dia 29 de janeiro.

O religioso e ativista também participou da gênese do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, exerceu mandato entre 2003 e 2006.

Ele também atuou de forma veemente em mobilizações como os protestos por crédito agrícola na década de 1990 e contra a Reforma da Previdência em 2017, durante o governo federal do presidente Michel Temer. Esteve, ainda, nas manifestações em Curitiba (PR) quando o então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava preso na sede da Polícia Federal.

Outro momento marcante de sua trajetória ocorreu em 1989, como sobrevivente do massacre da Fazenda Santa Elmira, em Salto do Jacuí (Região Central do Estado). Durante reintegração de posse pela Brigada Militar, 19 pessoas perderam a vida.

Presidente se manifesta

Em postagem nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte de Sérgio Görgen, com quem mantinha uma amizade de longa data. O líder petista ressaltou a história de lutas e sacrifícios pessoais do antigo parceiro de batalhas.

“Frei Sérgio dedicou sua vida a cumprir o ensinamento de Cristo: ‘Dai de comer a quem tem fome’. Lutou pela alimentação do corpo e da alma. E deixa esta vida com sua missão cumprida e que seguirá servindo de exemplo e inspiração a todos nós. Descanse em paz, companheiro.”

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

SABA celebra 64 anos de história com festa especial
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play