Terça-feira, 11 de novembro de 2025

Morre, aos 80 anos, o músico João Chagas Leite, ícone da música nativista gaúcha

Morreu na manhã desta terça-feira (11), o cantor e compositor João Chagas Leite, aos 80 anos, um dos grandes nomes da música nativista do Rio Grande do Sul. O artista estava internado no Hospital de Caridade de Erechim, no Norte gaúcho, para tratamento contra um câncer.

Segundo familiares, João Chagas passou por cirurgia e chegou a anunciar, em maio deste ano, que retornaria aos palcos após o tratamento. Ao longo de mais de cinco décadas de carreira, o músico construiu um repertório com mais de 300 composições, incluindo sucessos como Desassossegos, Penas, Pampa e Querência, Ave Sonora e Por Quem Cantam os Cardeais. Ele conquistou 13 primeiros lugares em festivais nativistas e duas vitórias consecutivas na Tertúlia Musical Nativista.

Mesmo com uma deficiência física na mão esquerda, que o obrigava a tocar violão de forma invertida, João Chagas superou o desafio e se destacou como um dos grandes intérpretes da música tradicionalista gaúcha.

O velório ocorrerá a partir das 14h desta terça-feira na Funerária Passuello, em Erechim, e o sepultamento está marcado para às 9h de quarta-feira (12), no Cemitério Pio XII, também na cidade.

A Prefeitura de Uruguaiana, cidade natal do artista, decretou luto oficial de três dias e manifestou solidariedade aos familiares, amigos e fãs, destacando o legado de João Chagas Leite na música tradicionalista: “Trabalho que sempre será lembrado”, diz a nota oficial.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Solidariedade sobre rodas marca a Festa do SETCERGS
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play