Sexta-feira, 29 de agosto de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 29 de agosto de 2025
Dom Jayme Henrique Chemello, bispo emérito de Pelotas e ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), faleceu na manhã desta sexta-feira (29), aos 93 anos.
A Arquidiocese de Pelotas informou que a morte ocorreu às 6h50, em decorrência de complicações de saúde. O religioso estava internado no Hospital Universitário São Francisco de Paula. O boletim médico mais recente apontava sepse urinária e hiponatremia — condição caracterizada pela baixa concentração de sódio no sangue.
Em nota, a Arquidiocese destacou a longa dedicação do bispo à Igreja local: “Louvamos a Deus pela grande graça que foi a presença e o ministério de Dom Jayme nesses 56 anos de episcopado, vividos sempre em nossa Igreja Particular, inicialmente como bispo auxiliar, bispo titular e bispo emérito”.
O velório está programado para começar às 15h desta sexta-feira. Já o sepultamento está marcado para sábado (30), na Cripta da Catedral de Pelotas.
Natural de São Marcos, na Serra Gaúcha, Dom Jayme nasceu em 1932 e iniciou a formação religiosa ainda jovem, ao ingressar no seminário em 1945. Estudou Filosofia e Teologia em Buenos Aires e foi ordenado sacerdote em 1958.
Em 1969, recebeu a ordenação episcopal na Catedral de Pelotas, passando a atuar como bispo auxiliar. Sete anos mais tarde, com a renúncia de Dom Antônio Zattera, assumiu a Diocese de Pelotas.
À frente da diocese por mais de três décadas, teve a renúncia aceita pelo papa Bento XVI em julho de 2009, quando se tornou bispo emérito. No cenário nacional, destacou-se ao presidir a CNBB entre 1999 e 2002.