Quarta-feira, 14 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 13 de maio de 2025
O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, morreu nesta segunda-feira (12), aos 89 anos. A informação foi dada pelo Movimento de Participação Popular, partido de Mujica, na tarde desta segunda-feira.
A causa da morte ainda não foi divulgada. Em abril de 2024, ele revelou em coletiva de imprensa ter sido diagnosticado com tumor no esôfago ao fazer um check-up. O ex-presidente já lidava com uma doença autoimune, que afetava seus rins.
O atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, apadrinhado de Mujica, declarou em uma entrevista no domingo (11), para o jornal argentino Tiempo, que o ex-presidente atravessa “um momento crítico de saúde”.
“Estamos tentando protegê-lo e impedi-lo de fazer coisas que possam prejudicá-lo. Algumas das ações recentes parecem tê-lo afetado”, disse Orsi à imprensa.