Quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Mortes no trânsito caem 8% no Rio Grande do Sul em 2023

O Rio Grande do Sul registrou queda no número de mortes no trânsito em 2023. Foram 1.572 vítimas fatais em acidentes de trânsito no ano passado contra 1.707 em 2022, o que representa uma redução de 8%. O número de vítimas fatais engloba as pessoas que morreram no momento do acidente bem como as mortes de feridos em até 30 dias após o ocorrido, conforme metodologia da Organização Mundial de Saúde. Os dados fazem parte do balanço de acidentalidade divulgado pelo DetranRS e apresentado para o secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, na quarta-feira (21).

“A queda no número de vítimas fatais em rodovias e vias municipais é resultado de ações conduzidas pelo DetranRS, como a promoção de campanhas de conscientização e o reforço da fiscalização por meio do programa Balada Segura”, afirmou o governo gaúcho.

Ao longo dos últimos meses, a fiscalização foi reforçada e os agentes do DetranRS aumentaram em 64% as abordagens na Balada Segura com a utilização de um etilômetro passivo, que capta a presença de álcool no ar sem que haja a necessidade de o motorista sair do carro. Caso seja detectado, o condutor é convidado a realizar o teste convencional, com sopro no bocal.

Perfil

A análise das características da mortalidade no trânsito demonstra um aumento das vítimas de idade mais avançada. Em 2023, a faixa etária de 65 a 74 anos concentrou a maioria das mortes no trânsito (132 ocorrências), lugar que tradicionalmente era ocupado pelos mais jovens, a partir dos 20 anos.

“A tendência que não muda é a de que a quantidade de homens que morrem é quatro vezes superior à de mulheres”, informa o governo.

Balada Segura

A análise da acidentalidade com morte trouxe indícios do resultado positivo da Balada Segura para a redução dos óbitos. “Se comparada a variação das mortes nos municípios que desenvolvem o programa com os que não fizeram o convênio, a redução da mortalidade foi bem maior para os primeiros. Nas 40 cidades com Balada Segura, a redução foi de 14,5% em relação a 2022, enquanto nas demais a queda foi de 3,4%.”

Quando feita a análise por turno, os resultados também apontam para a eficácia do programa. Na madrugada, principal horário em que são realizadas as blitze da Balada Segura, os municípios que aderiram ao programa tiveram redução de 33% das mortes no turno, enquanto os outros diminuíram em 5%.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro
Polícia Civil prende responsável por, aproximadamente, 30 mortes no Rio Grande do Sul
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play