Quinta-feira, 15 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 14 de maio de 2025
Criado em resposta às enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em 2024, o Movimento VemVida, iniciativa do Instituto Ronald McDonald, completa um ano de atuação com mais de R$ 3 milhões investidos em benefícios às famílias afetadas no Estado.
Com foco nos pilares de Cidadania, Saúde e Educação, o projeto já cadastrou e assistiu cerca de 200 famílias em situação de vulnerabilidade, consolidando-se como uma rede de apoio emergencial em tempos de crise. O projeto nasceu em resposta ao cenário devastador que atingiu o Rio Grande do Sul em maio de 2024, quando as fortes chuvas causaram sérios danos às famílias da região.
A ação, que tem como objetivo oferecer apoio prático e psicológico a famílias em situação de vulnerabilidade, começando pelo Rio Grande do Sul, busca atuar de forma rápida e eficiente, com foco no atendimento de urgência, como perda de renda ou desastres naturais. Todas as iniciativas do Movimento VemVida são viabilizadas por doações de pessoas físicas, empresas e organizações parceiras.
Esses recursos se transformam em ações concretas voltadas ao bem-estar e à dignidade das famílias atendidas. Entre as principais frentes de atuação estão a reconstrução de escolas — com foco especial na região das Ilhas —, a arrecadação de kits escolares para a volta às aulas, a capacitação de profissionais da rede de ensino e o suporte contínuo às famílias abrigadas em Centros Humanitários de Acolhimento, que ainda não puderam retornar para suas casas.
As famílias que já conseguem retornar para suas casas são beneficiadas com o KitVemCasa (que contempla geladeira, cama casal, cama de solteiro, fogão e mesa da cozinha), além do cartão alimentação no valor de R$ 300/mês. Até o momento atuação está focada na região do Arquipélago (Porto Alegre) e Centros de Acolhimento Humanitário (Porto Alegre e Canoas).
“O Movimento VemVida nasceu do desejo genuíno de estender a mão a quem mais precisa, especialmente em momentos de crise como o que vivemos no Rio Grande do Sul. Em apenas um ano, conseguimos transformar solidariedade em ação, e isso só foi possível graças à confiança de nossos parceiros e doadores. Ver o impacto real na vida das famílias — a dignidade sendo reconstruída junto com suas casas e histórias — é o que nos move todos os
dias. Esse primeiro ano é apenas o começo de um trabalho que queremos expandir para todo o Brasil”, destaca Bianca Provedel, CEO do Instituto Ronald McDonald e idealizadora do Movimento VemVida.