Quarta-feira, 12 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 11 de novembro de 2025

Em uma cerimônia marcada por reconhecimento, emoção e reverência à trajetória de servidores públicos e juristas, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) realizou a entrega da Ordem do Mérito 2025. A solenidade aconteceu no auditório da sede institucional do MPRS, em Porto Alegre, e homenageou 21 personalidades que se destacaram por seus méritos e relevantes serviços prestados à instituição e à cultura jurídica do Estado.
Criada em 2003, a Ordem do Mérito é a mais alta distinção concedida pelo MPRS. Os homenageados são indicados pelo procurador-geral de Justiça e recebem a honraria nos graus Grã-Cruz, Comendador e Oficial. A edição de 2025 reafirma o compromisso da instituição com a valorização da excelência, da ética e da dedicação à causa pública.
Em seu discurso, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, destacou que o Ministério Público homenageia pessoas que fazem a diferença na vida das pessoas. “Sigam em frente. Sigam tocando todos ao seu redor. Sigam existindo e fazendo aquilo que sabem fazer de melhor, que é nos inspirar”, declarou.
Representando os agraciados, o procurador de Justiça jubilado Luiz Inácio Vigil Neto, homenageado com o grau Grã-Cruz, ressaltou a diversidade de trajetórias entre os condecorados, mas também a unidade de propósitos. “Somos um grupo aparentemente heterogêneo, pois distintos em vivências, porém grupo verdadeiramente homogêneo, pois iguais em princípios e compromissos. A dedicação à causa da sociedade brasileira nos une acima de qualquer individualidade”, afirmou.
A cerimônia contou com a presença de autoridades, membros do Ministério Público, representantes da segurança pública, servidores, familiares e convidados. O evento reforçou o papel do MPRS como instituição que reconhece e valoriza o trabalho de quem contribui para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
GRÃ-CRUZ
Clauro Roberto de Bortolli, Procurador-Geral de Justiça Militar
Gilmar Possa Maroneze, Procurador de Justiça
Irene Soares Quadros, Procuradora de Justiça
Jaime de Cassio Miranda, Conselheiro Nacional do Ministério Público
João Cláudio Pizzato Sidou, Subprocurador-Geral de Justiça de Gestão Estratégica
Josiane Superti Brasil Camejo, Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos
Luiz Inácio Vigil Neto, Procurador de Justiça Jubilado
Moacyr Rey Filho, Ex-Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público
Paulo Cezar dos Passos, Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público
COMENDADOR
Denilson de Souza Freitas, Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo
Douglas da Rosa Soares, Subcomandante-Geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul
Heraldo Chaves Guerreiro, Chefe de Polícia do Rio Grande do Sul
Juliana Bossardi, Coordenadora da Secretaria dos Orgãos Colegiados
Paulo Valério Dal Pai Moraes, Procurador de Justiça
Raquel Isotton, Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça
Sílvia Cappelli, Procuradora de Justiça
OFICIAL
Clécia de Oliveira Nunes, Servidora
Daniela Mota Colla, Servidora
João Antonio Alvares Teixeira, Servidor
Marizete Zamban de Miranda, Servidora
Paulo Godoy Junior, Servidor
A cerimônia reafirma o compromisso do Ministério Público com a valorização de seus quadros e com a construção de uma cultura institucional baseada na excelência, no reconhecimento e na inspiração coletiva. (por Gisele Flores)