Sábado, 02 de julho de 2022

loader

Mudas de árvores recebem nova técnica de manutenção em Porto Alegre

A Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre iniciou a implementação de uma nova técnica para a manutenção de mudas de árvores com a utilização de galhos triturados, denominada mulching.

O projeto-piloto está sendo desenvolvido na praça Jornalista Orlando Loureiro, localizada na rua Ernani Behs, no bairro Campo Novo, na Zona Sul. A nova técnica ajuda a manter a umidade e reduz a quantidade de árvores que não conseguem se desenvolver.

Conforme o gerente da Equipe de Produção Vegetal, engenheiro agrônomo Rogério Schmidt, o mulching reduz a competição por água e nutrientes com plantas daninhas. “Evita a germinação e o crescimento de plantas daninhas junto à base das mudas, protege o solo do impacto das chuvas e do sol intenso e também fornece nutrientes, a partir da decomposição do material aplicado”, explicou.

O mulching utilizado é oriundo da Unidade de Compostagem do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana). A manutenção das mudas envolve as seguintes etapas: limpeza do terreno junto à base das mudas por meio de capina, aplicação de mulching, distribuição e construção da bacia de irrigação com os galhos triturados para facilitar a manutenção e irrigação das mudas.

Em 2020, Porto Alegre recebeu o plantio de 1.955 novas árvores – 715 em vias públicas carentes de arborização e 1.150 para recompor Áreas de Preservação Permanente, sendo 940 mudas no trecho 3 da Orla do Guaíba e outras 300 na praça onde está sendo desenvolvido o projeto-piloto.

Esses plantios correspondem à  execução da primeira fase dos trabalhos licitados pela prefeitura. A intenção é de que todas as 1.955 mudas recebam irrigação e poda durante o período de verão e, conforme disponibilidade de insumos e mão de obra, também a aplicação de mulching.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de boas noticias

Mortes por coronavírus em Porto Alegre caem 94% desde março
Brasil foi o País do G-20 que mais regrediu em metas para cortar emissões de gás carbônico, diz ONU
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play