Sexta-feira, 11 de outubro de 2024
Por Redação Rádio Pampa | 20 de junho de 2023
Uma mulher recém-divorciada perdeu todas as suas economias de previdência privada para um golpista que ela havia conhecido no Tinder. O homem convenceu Rebecca Holloway, de 42 anos, a investir US$ 100 mil (R$ 477 mil) em criptomoeda, em um golpe conhecido como “abate de porcos” direcionado a pessoas solitárias.
Rebecca, mãe de três filhos, disse que o golpista afirmava ser um empresário francês chamado “Fred” depois que os dois se conheceram no Tinder em março, relatou o “Daily Mail”.
Holloway contou que, à medida que eles se aproximavam, ela ficou cada vez mais convencida a investir em criptomoeda.
“Mulheres solteiras que se aproximam da meia-idade são muito vulneráveis”, disse Holloway sobre o incidente. “Temos dinheiro, mas talvez ainda não tenhamos conhecido o cara certo. E de repente esse homem bonito começa a falar com você e você fica animada. Olhando para trás, os sinais são tão óbvios. Mas na hora você quer acreditar que é real”, acrescentou ela.
O golpe que atingiu Rebecca é o exemplo mais recente de “abate de porcos”, um termo que se refere a um esquema de meses para “engordar” as vítimas com romance falso até ganhar totalmente a sua confiança e fazê-las aderir ao fraudulentos conselhos de investimento.
De acordo com Rebecca, a interação com “Fred” eram diferente daquelas com todas as outras pessoas com quem ela já havia encontrado no Tinder. Ele costumava enviar mensagens “consistentes e atenciosas”. Ela acrescentou que os seus dois também compartilhavam uma conexão especial porque “Fred” alegou ser pai de três filhos.
Acreditando ter uma conexão especial com o homem, que mal se fazia visível nas chamadas de vídeo, Rebecca disse que aceitou sua palavra quando ele a aconselhou a começar a investir em criptomoedas. Ali começava efetivamente o golpe.
“Parecia um filme onde de repente tudo ao meu redor ficou borrado e distorcido”, disse ela ao “Mail”. “Eu nem tentei sacar meu dinheiro, eu sabia naquele momento que ele havia sumido”, emendou.
Com milhares de perfis falsos e maliciosos, o Tinder se tornou um aplicativo que precisa ser usado com muito cuidado. Além disso, a disponibilidade de alguns recursos somente aos usuários pagantes também tem afastado muitas pessoas.