Terça-feira, 09 de dezembro de 2025

Municípios registram danos após chuvas intensas no Rio Grande do Sul

As tempestades provocadas pela formação de um ciclone extratropical deixaram um rastro de destruição no Rio Grande do Sul.

Conforme dados da Defesa Civil, emitidos nesta terça-feira (9), 14 municípios registraram danos em razão das fortes chuvas que ultrapassaram os 150 milímetros em Venâncio Aires, e do tornado com ventos superiores aos 100 km/h em Flores da Cunha.

A confirmação do fenômeno meteorológico veio da análise do levantamento de imagens do local, obtidas pelas equipes do Departamento de Gestão de Desastres que, desde o ocorrido, se encontram na região.

As imagens aéreas dos danos na comunidade de Alfredo Chaves, interior de Flores da Cunha, mostram que a localidade foi atingida por um tornado nessa segunda (8). O padrão de danos indica que os destroços foram jogados em diferentes direções, o que caracteriza o fenômeno. Não há registro de feridos.

Municípios atingidos

1. Antônio Prado: danos em telhados de quatro residências e queda de árvores. Bombeiros voluntários deslocaram ao local para entrega de lonas e corte de árvores.
2. Barão: falta de energia elétrica em todo município, além de fogo em uma residência (informações preliminares apontam curto após a reativação da energia). Família foi alojada em outra residência.
3. Caxias do Sul: estragos em telhados de cinco residências, destelhamento de um galpão e alagamento em uma rua.
4. Estrela: telhado de um galpão atingiu a rede de energia de Linha São Jacó Bainha, no interior. Defesa Civil municipal e Coordenadoria Regional já acionaram concessionária de energia para atendimento técnico.
5. Farroupilha: danos em telhado de uma residência, deixando a família desalojada, e falta de energia em pontos de três bairros em função de queda de árvores. Bombeiros e Defesa Civil do município deslocaram ao local para distribuição de lonas e corte de árvores.
6. Flores da Cunha: danos em 43 residências, no telhado da Igreja da Comunidade, UBS, escola e comércios da localidade de Alfredo Chaves, interior do município. Equipes acompanham a situação e levantamento segue sendo feito no local.
7. Garibaldi: estragos em duas residências, que foram atingidas por queda de árvores, postes caídos e galhos, que afetaram a rede elétrica deixando parte da cidade sem energia elétrica, além de arvores caídas nas rodovias. Foi reportado também um incêndio na entrada de energia de uma residência.
8. Gentil: danos em telhados de cinco residências, três galpões e na Casa do Artesão, além de árvores caídas. Defesa Civil do município distribuiu lonas.
9. Lajeado: dano em telhado de um prédio no bairro Florestal. Equipes seguem realizando levantamento para identificar outros possíveis danos.
10. Nova Pádua: danos em telhados de três residências, queda de árvores e falta de energia elétrica. Bombeiros e Defesa Civil municipal deslocaram até o local para distribuição de lonas, limpeza urbana e corte de árvores. Quatro pessoas foram alojadas na casa de familiares.
11. Pinto Bandeira: danos em telhados em duas residências. Defesa Civil municipal deslocou ao local para entrega de lonas.
12. São Vendelino: queda de árvores, obstrução de algumas vias e falta de energia elétrica. Equipes trabalham para restabelecer a normalidade.
13. Taquari: árvore caída em cima de uma residência. Árvore foi cortada para colocação de lona.
14. Teutônia: danos em telhados de três residências e queda de árvores. Uma pessoa foi alojada na casa de familiares.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deputado Glauber Braga é retirado à força após tentar ocupar cadeira de presidente da Câmara
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play