Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Musk admite que DOGE não foi tão bem-sucedido e que deveria ter “trabalhado nas empresas”

O CEO da Tesla e da SpaceX, também proprietário da rede social X, voltou a defender a agência emergencial criada no governo Donald Trump, a DOGE, apesar das críticas que marcaram sua atuação e do encerramento oficial do órgão no mês passado. Em entrevista, Elon Musk reconheceu, porém, as dificuldades de tentar reformular rapidamente estruturas do governo federal e admitiu que a iniciativa acabou prejudicando seus próprios negócios, especialmente pela impopularidade envolvida.

“Tivemos um pouco de sucesso. Tivemos algum sucesso”, afirmou Musk a Katie Miller, ex-porta-voz da DOGE responsável por divulgar as ações da agência ao público.

Questionado por Miller se repetiria a experiência, Musk foi direto: “Acho que não. Em vez de fazer a DOGE, eu teria, basicamente, trabalhado nas minhas empresas.” Ele também mencionou o impacto negativo sobre a Tesla, fazendo referência às manifestações de consumidores: “Eles não teriam queimado os carros”.

Apesar das controvérsias, o cenário atual é mais favorável para o empresário. Os acionistas da Tesla aprovaram um novo pacote de remuneração que, se cumprido integralmente, pode transformar Musk no primeiro trilionário do mundo.

As declarações foram dadas no “Katie Miller Podcast”, programa lançado após Miller deixar o governo para atuar no setor privado ao lado do empresário. A conversa, com mais de 50 minutos, abordou temas que vão desde o papel da DOGE até as opiniões de Musk sobre inteligência artificial, redes sociais, teorias da conspiração e tendências de moda.

Miller evitou aprofundar perguntas sobre o funcionamento interno da DOGE e sobre a forma como a agência assumiu o controle de sistemas e bases de dados federais, ponto que gerou forte resistência em Washington. Musk, por outro lado, creditou ao órgão uma economia anual de até US$ 200 bilhões com a eliminação do que chamou de “pagamentos fantasmas”, resultado, segundo ele, da modernização e automação de processos de pagamentos governamentais.

O número, no entanto, fica distante das estimativas mais ousadas feitas por Musk no auge da agência, quando defendia que uma comissão de eficiência poderia promover cortes trilionários nas despesas do governo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Filme do Bolsonaro: roteirista, Mario Frias enviou R$ 2 milhões em emendas a produtora do longa
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play