Sábado, 31 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 30 de janeiro de 2026
Ao longo desta semana, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) de Porto Alegre providenciou a troca de todos os 18 equipamentos das academias ao ar-livre localizadas no chamado “Trecho 1” da orla do Guaíba e na Praça Júlio Mesquita (Centro Histórico). Cada área de lazer recebeu igual número de aparelhos para prática de exercócios pela população.
“Estamos investindo cada vez mais nesses espaços, uma alternativa acessível e gratuita para quem deseja se exercitar ao ar livre e ter hábitos saudáveis”, destacou o então secretário Vitorino Baseggio, que teve sua saída do cargo anunciada nessa sexta-feira (30) – conforme detalhado no final da reportagem.
De acordo com a prefeitura, a capital gaúcha conta hoje com 113 estações de saúde da modalidade, com foco na atividade física de idosos (faixa etária a partir dos 60 anos). As inaugurações mais recentes – no dia 16 de janeiro – abrangem as praças Clio Fiori Druck (bairro Partenon) e Valverde (Rubem Berta).
Qualquer pessoa pode auxiliar no cuidado com tais estruturas, solicitando sua manutenção à Central do Cidadão (156). Mais detalhes estão em prefeitura.poa.br/smsurb.
Também nos últimos dias, o órgão concluiu a revitalização de seis espaços públicos localizados em diferentes bairros da cidade. As melhorias contemplam as praças Capataz João Ribeiro (bairro Cavalhada), José Maurício (Passo D’Areia), Julieta Battistioli, Ary Drumm, Encontro das Famílias e Parque João Pereira da Fonseca (bairro Hípica).
Com isso, chegou-se a 21 áreas desse tipo revitalizadas neste mês. As intervenções integram o cronograma de revitalização conduzido pela SMSUrb, com foco na qualificação dos espaços de lazer e convivência da cidade.
Os serviços executados incluem manutenção geral das áreas, pintura e recuperação de brinquedos dos playgrounds, além da revitalização de bancos e lixeiras, garantindo melhores condições de uso para a população. Condições climáticas ou de demandas emergenciais podem causar alterações no cronograma de serviços.
Troca no comando
Ainda no âmbito da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, nessa sexta-feira (30) O prefeito Sebastião Melo e sua vice, Betina Worm, confirmaram a saída do então titular Vitorino Baseggio, motivada “por novos desafios”. Ele terá como substituto o vereador e advogado Rafael Fleck, a partir da próxima semana.
Advogado e vereador eleito em 2024 pelo MDB, Rafael Fleck tem mais de 20 anos de atuação na gestão pública. Foi secretário municipal e chefe de gabinete em períodos estratégicos, com destaque para a condução de obras estruturantes da cidade, incluindo intervenções realizadas para a Copa do Mundo de Futebol de 2014.
“Recebemos Rafael Fleck de braços abertos para reforçar nosso time de gestão e acelerar as entregas nos serviços urbanos”, declarou o prefeito Sebastião Melo. “Aproveitamos para agradecer ao Vitorino pela dedicação e trabalho sério realizado à frente da pasta no ano que passou.”
Também foi informada mudança na Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap). O jornalista Leonardo Contursi, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), assume como adjunto da pasta.
(Marcello Campos)