Sábado, 12 de julho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 24 de janeiro de 2024
Jogando na Arena, o Grêmio goleou o São José por 4 a 1 na noite desta quarta-feira (24). Os gols foram marcados por J.P. Galvão, Soteldo, Cristaldo e Reinaldo. A partida foi válida pela segunda rodada do Campeonato Gaúcho. A equipe comanda por Renato Portaluppi ocupa a sexta colocação, com três pontos. No domingo (28), o Tricolor enfrentará o Brasil de Pelotas, em Pelotas.
Além dos três pontos conquistados, Soteldo fez uma estreia de gala no estádio gremista e marcou seu primeiro gol com a camisa Tricolor. Renato Portaluppi modificou algumas peças da equipe em relação à última partida. A dupla de zaga foi formada por Geromel e Kannemann. Na lateral direita, Fábio foi o escolhido para a posição. A noite também foi de estreias: o goleiro Marchesín iniciou no gol tricolor.
Jogo
Trocando passes, o Grêmio levou perigo logo aos dois minutos. Soteldo recebeu pela esquerda, puxou para o meio e bateu. Fábio espalmou de soco. Logo depois, aos cinco, Marchesín mostrou serviço. Alessandro cabeceou com muito perigo. O arqueiro gremista foi no cantinho e tirou a oportunidade adversária.
O ponteiro passava e o Grêmio seguia insistindo no ataque. Com 11 minutos jogados, a equipe de Portaluppi balançou as redes. Soteldo, pela esquerda, cruzou na cabeça de J.P. Galvão, que não desperdiçou.
Além do ataque, a defesa gremista também trabalhava. Aos 12 minutos, Nonato pegou a sobra e soltou uma bomba, para grande defesa do camisa 1 do Tricolor.
Após o primeiro gol, a partida passou a ficar mais truncada, com muitas faltas sendo cometidas pelo adversário.
Outro lance de muito perigo a favor do Grêmio veio aos 24 minutos. Na jogada, Galdino deixou para J.P. Galvão, que chegou chutando e quase acertou o canto, porém, Fábio espalmou.
Soteldo dava trabalho à defesa do São José. Com 33 minutos, o camisa 7 tentou de fora da área. A bola desviou e Fábio defendeu. Um minuto depois, não deu para o arqueiro adversário. Na sobra do escanteio, o atacante bateu rasteiro, no cantinho e marcou o primeiro com a camisa Tricolor.
Só dava Tricolor. Aos 41 minutos, Villasanti cruzou e Cristaldo chegou finalizando, dentro da área. Fábio defendeu. Com 42’, Galdino buscou o terceiro de longe, mas a bola subiu demais.
O Grêmio voltou para o segundo tempo sem modificações e com a mesma postura: pressionando a defesa do São José. Na primeira finalização, o gol saiu. Mais uma vez, Soteldo cruzou na área e, no bate rebate, a bola sobrou para Cristaldo, que, com categoria, deixou sua marca.
O ponteiro passava dos 15 minutos, quando Renato Portaluppi realizou as primeiras modificações na equipe. Fábio, Galdino e J.P. Galvão saíram para as entradas de João Pedro, Nathan Fernandes e André Henrique.
Soteldo queria mais. Com 20 minutos jogados, o camisa 7 avançou para dentro da pequena área e bateu cruzado. A tentativa pegou nas redes pelo lado de fora.
O Tricolor mantinha a posse de bola e seguia buscando ampliar o marcador. Com 35 minutos, Soteldo saiu muito aplaudido pelos tricolores. Dodi entrou na vaga do camisa 7.
O Grêmio queria mais. Aos 37 minutos, Reinaldo recebeu pela esquerda e chutou cruzado, sem chances para o goleiro Fábio.
Logo depois, aos 40 minutos, a arbitragem marcou pênalti de Marquesín em Renê. O goleiro Fábio bateu e descontou.