Terça-feira, 30 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 10 de outubro de 2021
Em 2020, Valtteri Bottas foi motivo de chacota por rodar seis vezes no asfalto traiçoeiro e molhado durante o GP da Turquia.
Quase um ano depois, neste domingo (10), o finlandês deu a volta por cima em Istambul e, com chuva e tudo, fez uma corrida irrepreensível e conquistou sua primeira vitória na temporada 2021 da Fórmula 1 (F1). Desde a largada, Valtteri ocupou a liderança e só a perdeu durante o período para troca de pneus. De quebra, o piloto do carro #77 da Mercedes ainda marcou a melhor volta da corrida. Desta forma, Bottas chegou à décima vitória da carreira na F1.
Em termos de luta pelo título, porém, Max Verstappen foi o grande vencedor do dia na Turquia. O holandês largou em segundo, não comprometeu e, embora em momento algum tivesse sido um concorrente à vitória, conquistou uma muito importante segunda posição. Sergio Pérez foi o terceiro colocado e marcou assim seu terceiro pódio com a Red Bull em 2021.
Lewis Hamilton, por sua vez, teve de se contentar com o quinto lugar na corrida. O heptacampeão tentou de tudo para ganhar posições depois de ter largado em 11º: fez grandes ultrapassagens, travou notável duelo com Pérez, foi fechado por Nikita Mazepin e até chegou a cogitar uma estratégia de não parar para trocar pneus.
Mas a parada foi inevitável por conta do desgaste dos compostos intermediários. O heptacampeão terminou logo atrás de Charles Leclerc, que chegou até a liderar com a Ferrari ao arriscar seguir na pista sem trocar pneus, mas também teve de partir para o pit-stop.
Pierre Gasly acertou Fernando Alonso na primeira curva e na primeira volta, foi punido em 5s, mas fez uma corrida bastante segura para terminar em sexto lugar e concluir um fim de semana positivo com a AlphaTauri. Lando Norris, desta vez, ficou longe das posições de ponta e foi o sétimo com a McLaren, à frente de Carlos Sainz, que largou em P19, foi prejudicado por uma falha da Ferrari no pit-stop e mesmo assim arrancou o oitavo lugar. Lance Stroll, da Aston Martin, e Esteban Ocon, da Alpine, fecharam a lista dos dez primeiros.