Sábado, 08 de novembro de 2025

Na primeira viagem à Europa do 3º mandato, Lula desembarca em Portugal; visita do presidente é alvo de protestos

Na primeira viagem à Europa do seu 3º mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Lisboa nessa sexta-feira (21) para uma agenda de seis dias de encontros em Portugal e, também, na Espanha. Entre os temas no roteiro do petista estão a guerra na Ucrânia e o acordo entre Mercosul e União Europeia (UE).

Seu último compromisso oficial em Portugal será a participação, na terça (25), em uma sessão solene de boas-vindas na Assembleia da República, o Parlamento português. De acordo com a CNN Portugal, o evento deve ser agitado por protestos de partidos de direita.

O agendamento dessa cerimônia extraordinária de boas-vindas já foi marcado por polêmicas, pois parlamentares conservadores foram contra a presença de Lula na sessão que celebrará a Revolução dos Cravos, comemorada em 25 de abril.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que o roteiro está “no contexto de relançamento das relações com a Europa e com o mundo”.

Lula deve retornar ao continente no início de maio, onde participará da coroação do rei Charles III e se reunir com o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak.

Confira, a agenda de Lula para os próximos dias:

Portugal

  • Sábado (22): participa de cerimônia de boas-vindas com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e deposita flores no túmulo do poeta Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerônimos, em Belém. Almoça com o primeiro-ministro português, António Costa, e participa da reunião da 13ª Cimeira Brasil-Portugal, cúpula bilateral retomada após sete anos. Os dois governos assinarão pelo menos 13 documentos, entre os quais, um acordo para equivalência de diplomas nos níveis fundamental e médio e outro para reconhecer carteiras de motorista.
  • Domingo (23): não há previsão de compromissos oficiais.
  • Segunda (24): viagem à cidade de Matosinhos, na região do Porto, para abertura do Fórum de Negócios Portugal-Brasil. Lula pode fazer a viagem em um KC-390, cargueiro militar fabricado pela Embraer, a fim de incentivar a venda das aeronaves. Retorna a Lisboa para a entrega do prêmio Camões a Chico Buarque.
  • Terça (25): Lula será homenageado em uma sessão solene da Assembleia da República Portuguesa.

Espanha

  • Terça (25): viaja para Madrid para participar de um fórum empresarial. Existe a possibilidade de um encontro com o rei espanhol, Felipe VI.
  • Quarta (26): último compromisso da viagem deve ser uma reunião com o primeiro-ministro do país, Pedro Sánchez, seguida de uma cerimônia de assinatura de acordos.

Acordo

Brasil e Espanha têm interesse na resolução dos impasses que adiam a implementação do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, já que os dois países assumirão ainda neste ano as chefias dos dois blocos.

A política ambiental do ex-presidente Jair Bolsonaro, que resultou na alta do desmatamento, dificultou a negociação.

O acordo Mercosul-UE é negociado desde 1999. Vinte anos depois do início das conversas, em 2019, os blocos finalizaram as negociações comerciais e, um ano depois, os chamados aspectos políticos e de cooperação. Desde então, o acordo está em fase de revisão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Gonçalves Dias diz à Polícia Federal que não prendeu extremistas porque fazia “gerenciamento de crise”
Governador da Flórida assina projeto de lei para facilitar aplicação de pena de morte no estado
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play