Segunda-feira, 08 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 7 de dezembro de 2025
A orla do Guaíba no bairro Ipanema, na Zona Sul de Porto Alegre, recebe a partir das 19h desta segunda-feira (8) a 32ª Festa da Mãe Oxum. Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e Federação das Religiões Afrobrasileiras (Afrobras), o evento reforça o reconhecimento institucional de sua importância para a memória e valorização das tradições religiosas de matriz africana.
Abertas ao público, as atividades têm como local o ponto em frente ao monumento da Mãe Oxum, localizado na altura do número 808 da avenida Guaíba. Dentre os destaques estão uma procissão e o pré-lançamento de livro que celebra os 32 anos da festividade, com registros históricos, fotografias e depoimentos que preservam a trajetória de uma das celebrações mais marcantes do calendário cultural da capigal gaúcha.
Com isso, é dado início às ações comemorativas da Festa de Oxum, que há mais de três décadas se consolidou como espaço de devoção, ancestralidade e identidade comunitária em Porto Alegre. Confira, a seguir, a programação anunciada pela prefeitura.
– 19h: concentração para a procissão.
– 19h30min: saída da procissão.
– 20h: chegada ao Monumento da Mãe Oxum.
– 20h15min: pré-lançamento do livro.
– 20h30min: início do protocolo da Festa da Mãe Oxum.
– 21h: início da roda.
– 23h58min: entrega da mesa.
meia-noite: show pirotécnico e encerramento.
Revitalização
Iniciada pela prefeitura de Porto Alegre em outubro do ano passado, a revitalização da orla do Guaíba no bairro Ipanema deve ser concluída até o fim deste mês. A obra – com investimento superior a R$ 12 milhões – tem por objetivo a requalificação de um dos principais pontos de lazer da Zona Sul da cidade, além de torná-lo mais resistente a eventuais cheias.
As melhorias se concentram nos 2 quilômetros de calçadão no trecho entre as ruas Déa Coufal e Tabajaras. Além da construção de um muro de concreto com 45 centímetros acima do nível da pista (e que também funcionará como banco de contemplação), o serviço inclui uma estrutura de pedras para servir de quebra-ondas, reduzindo a força da água.
Outros destaques da iniciativa abrangem instalação de três playgrounds, cancha de bocha, oito churrasqueiras, quatro academias ao ar-livre e passeios com acessibilidade, além da qualificação das áreas verdes, com plantio de 96 mudas de árvores. Já para o ano que vem está prevista uma ciclofaixa desde a Déa Coufal até a rua Oswaldo Gonçalves Cruz.
Os recursos são provenientes de um Termo de Conversão em Área Pública (TCAP) firmado com a empresa Multiplan, a título de contrapartida pela implantação do empreendimento Golden Lake. Titular da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm destaca:
“As intervenções foram planejadas para ampliar a resiliência da orla e proporcionar melhores condições de uso e convivência em um dos locais mais frequentados da região”.
(Marcello Campos)